O Vídeo "Meu Presente é Irati" conquista o 2º lugar no IIIº Concurso Irati em Imagens

O vídeo teve a participação de adolescentes que frequentam o CRAS, eles foram os atores, autores, cineastas, editores e produtores. ( veja o vídeo no final da matéria )

O concurso
Na noite de sexta-feira, 05, foi realizada a premiação do Concurso Irati em Imagens, que neste ano contemplou duas categorias: IIIº Concurso Irati em Imagens – Vídeo – 2016 - João Wasilewski e IV Concurso Irati em Imagens – Fotografia – 2016 -Pe. Tadeu Dziedzic. Ambos são promovidos e realizados pela Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, e também pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs).

Os trabalhos em vídeo concorreram na categoria "Irati, Nossa Cidade". O segundo lugar ficou com Felipe Rosa, com o tema "Meu Presente é Irati". Felipe é psicologo e atua no Cras da Lagoa em Irati.

Esse vídeo tem uma história interessante, pois os atores, autores, cineastas, editores, luzes e som, teve a participação de adolescentes que frequentam o Cras. Foi uma produção em equipe, e deu muito trabalho a todos, pois nenhum deles atua na área de vídeo, mas a vontade foi tanta que fez com que cada um se destaca-se em uma área especifica. Um aprendeu mexer com as câmeras e celulares, outro aprendeu sobre áudio e outro aprendeu sobre edição final.


O grupo de adolescentes se reúne em um dia da semana para discutir novas ideias, o encontro é realizado no Cras da Lagoa, Irati. Felipe chama o grupo de "convivência e fortalecimento de vínculos". O encontro acontece nas sextas-feiras e é rico em ideias. E foi justamente em um dia desses, que o psicologo lançou a proposta de se inscrever no concurso Irati em Imagens, os adolescente aceitam, e a partir daí o trabalho foi longo, precisou de mais dias da semana para conseguir terminar na data final de entrega dos vídeos. Após varias discussões, surgiu idéias de pesquisar pontos mais importantes da cidade, pontos de encontros de adolescentes, locais históricos, enfim, o vídeo foi fluindo, comenta Felipe.

O grupo iniciou recentemente um programa chamado Fala AÊ, e é postado na Page do CRAS . A ideia do programa é abordar temas sobre adolescência, e já na primeira edição contou com o tema "Gravidez na Adolescência". Felipe pretende continuar com esse projeto, pois ele acredita no potencial do grupo, e acredita que podem fazer a diferença e enviar mensagens para outros adolescentes. Mas antes de tudo tem que gastar o dinheiro do prêmio do concurso, e muitas ideias surgiram, porém a vencedora foi um final de semana na praia. O grupo pretende viajar no início do ano. Finaliza o psicologo.

Texto e foto: Sergio Popo / Irati in

Confira o trabalho de Felipe Rosa e do seu grupo: