Dia D contra Hepatites oferece testes rápidos à população


Visando a prevenção e o cuidado com a saúde da população Iratiense, a Secretaria de Saúde, realizará no dia 29 de agosto um Dia D, com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Os testes serão realizados das 08h30min às 16h30min, na Rua Doutor Munhoz da Rocha, 244 (anexo a 4° Regional de Saúde)

Em todo o país, o mês de agosto é voltado aos cuidados com saúde masculina, além disso, o dia 28 de julho, foi marcado como o Dia Mundial de Combate contra as Hepatites. Portanto, o objetivo, do dia D é de apresentar para a população uma data que contemple dois importantes eventos para a saúde.

Os testes rápidos podem ser realizados por toda a população Iratiense. “Homens e mulheres podem fazer esses testes, também queremos alertar com essa campanha, para que possamos realizar testes na população que nasceu entre 1945 a 1970, que foram expostas ao vírus da Hepatite C, pois nessa época seringas não eram esterilizadas, tendo uma maior probabilidade de adquirir o vírus da hepatite C, ” relata a coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Denise Fernandes.

Os interessados em realizar os testes rápidos podem agendar nas UBS – Adhemar Vieira de Araújo, Rio Bonito, Vila São João, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Guamirim, Gonçalves Júnior e Centro de Testagem e Aconselhamento. Cada local tem horário específico para a realização dos testes. A recomendação é para que os interessados liguem ou se dirijam aos postos para agendar, o que evitará espera. Após os testes são oferecidos brindes aos pacientes.

Foto: Arquivo (Divisão de Comunicação – Unicentro Campus Irati)
Secom Prefeitura de Irati