Representantes e comunidade participam da entrega do Bosque São Francisco


Na tarde da última sexta-feira (01), em cerimônia conduzida por Osmari J. Lopes, foi realizada a entrega oficial da revitalização do Bosque São Francisco. Além de autoridades, também estiveram presentes na ocasião muitos moradores das vizinhanças, representantes da Família Franciscana de Irati, antigos integrantes do grupo dos Jovens Vagalumes, servidores públicos municipais e o ex-prefeito Alfredo Van Der Neut – lembrado na ocasião por ter, durante sua gestão, sancionado a lei que transformou o bosque em Área de Preservação Permanente.

Entre as melhorias realizadas, destaca-se a construção da pista de caminhada e serviços de urbanização, iluminação, drenagem, parte elétrica e complementações. O investimento total ultrapassa os R$ 240 mil reais, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Irati e o Governo Federal.

Morador das vizinhanças, Herculano Batista Neto participou da entrega como representante da Comissão Permanente de Preservação e Manutenção do Bosque São Francisco de Assis, apresentando um pequeno histórico do local, desde o pedido do frei capuchinho Jaime Manfrin à Câmara Municipal de Irati, em 1982, para que a área verde recebesse o nome do santo padroeiro da Ecologia. “Há sempre de se pensar em uma utilização racional, com a clareza de ali ser um abrigo de espécies vegetais e animais concernentes àquele bioma”, citou ele em sua fala.

Por fim, Herculano também aproveitou a oportunidade para agradecer à atual administração pelo esforço e atenção prestados à revitalização do Bosque São Francisco, e também pedir que, futuramente e na medida do possível, sejam feitas novas melhorias, como a instalação de uma Passarela Alta, no intuito de que a área possa ser visitada sem interferência no bioma, e também a realização de um Levantamento de Espécies com divulgação pública.


Para conferir maior valor simbólico e histórico à entrega, o bosque deverá ser contemplado também com uma imagem de São Francisco de Assis, que está sendo esculpida pelo artista Abel Anacleto Castro. A alocação da imagem deverá ocorrer logo antes do início da tradicional Festa de São Cristóvão.


Casa da Cultura, com informações da SeCom Irati