Fanfarra da Guarda Mirim de Irati é campeã em Gaspar/SC


Fanfarra da Guarda Mirim de Irati é campeã do 30º Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar/SC.

Os jovens ficaram com a primeira colocação na categoria banda de percussão marcial e campeã geral da categoria infanto-juvenil.

Vinicius Marcello é o Coordenador e nos fala que o espetáculo encantou o público que compareceu no Pavilhão da Arena Multiuso, que ao contrário do Ginásio, proporcionou uma acústica perfeita, e facilitou a avaliação dos jurados e organizadores contando com uma maior precisão. A corporação da Guarda Mirim contou com 65 integrante, sendo 45 alunos e 20 equipe de apoio, mas no total total o projeto tem 75 alunos. Segundo Vinicius, os ensaios acontecem segundas, terças e quintas, das 8h às 11h e 13 às 16h. Próximas competições serão na cidade de Porto união. Em setembro a equipe competirá no campeonato paranaense em União da Vitória. A Fanfarra também participará do nacional de bandas e fanfarra no Rio de Janeiro, em dezembro, complementa Vinicius.


 O 30º Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar, contou com a presença de grande Bandas de vários Estados, como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. O evento acontece no Pavilhão da Arena Miltiuso, com entrada franca. No sábado, 02, participaram do concurso as bandas e fanfarras: B.PM. Lacy Flores, FAMUTAN, Banda Municipal Santa, COMAAZI, C.M. Fanfamac, Guarda Mirim de Irati, Lions Drumline, C.M. Iva D´Aquino, Banda Tomaz Garcia, FAMBOV, B.P. Frei Godofredo, FANJOB, CEJER, FANBACAP, Vanguarda Catarinense e FAMAVI.

Avaliação

Os grupos são avaliadas por aspecto musical e aspecto de apresentação.  No aspecto musical, os jurados analisam harmonia e afinação, melodia e ritmo, performance e instrumentos percursores. No aspecto apresentação, são avaliados uniformidade e instrumental, marcha (marcialidade, alinhamento e cobertura) e garbo (atitude e aprumo).

De volta pra casa

Na volta para Irati, que aconteceu no domingo (03), a comitiva composta pelos estudantes da fanfarra e também por alguns dos pais foi recebida com muito carinho e comemoração. “Fiquei emocionada ao ver a felicidade das crianças vencedoras e a receptividade que eles tiveram do pessoal aqui na cidade”, comentou a secretária municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski, que esteve presente na celebração.

Demonstrando bastante orgulho de seus alunos, o maestro descreveu o sentimento da vitória. “De forma humilde eles romperam a quadra e, como gigantes, tocaram para os jurados, obtendo esta conquista maravilhosa”, citou, fazendo um apelo aos iratienses: “o projeto ‘Música nas Escolas’ está revelando grandes talentos musicais do município. Conto com a ajuda da comunidade, no sentido de que, no futuro, ele continue acontecendo, independentemente de quem esteja à frente da administração municipal”, solicitou.

Por fim, Rondon fez também um agradecimento. “Fico muito agradecido à toda a comunidade de Irati que esteve ao nosso lado nesta empreitada, pois todo o sucesso da fanfarra da Guarda Mirim se deve a este apoio”, concluiu.

Apoio

Guarda Mirim contou com o apoio da prefeitura municipal de Irati no projeto Música nas Escolas e teve apoio de vários patrocinadores locais: grupo Derbli, cerealista Prado, Zagro, Cavalim, Ivasko, Sanepar, Caminhos do Paraná, Salamaia, G Center, Calce Bem, Mais Econômica e Funilaria São Francisco.


De Sergio Popo
Fotos: Fabi Souza e Vinicius Marcello