Etapa da Olimpíada de Robótica acontece no IFPR


No dia 02 de julho, ocorreu a fase 1 da III Olimpíada de Robótica do IFPR. Participaram do evento equipes dos Campi Irati e União da Vitória. A competição foi realizada em duas modalidades, Resgate e Seguidor de Linha, sendo esta última uma novidade na Olimpíada. Ao todo, a competição reuniu cerca de 30 competidores.

No início da manhã, as equipes inscritas competiram na modalidade Resgate, que simula um ambiente hostil, na qual o objetivo do robô é resgatar a “vítima” sem interferência humana. Nesta etapa, foram executados 3 trajetos com diferentes dificuldades. Cada equipe passou obrigatoriamente pelas 3 pistas.

Com o fim da primeira competição, foi marcada a tomada de tempo dos robôs da modalidade de Seguidor de Linha Pró- Velocidade. A professora de informática e coordenadora de robótica do Campus, Thalita Pimenta, explica que neste ano foi introduzida a arquitetura Arduíno para a construção dos protótipos. “O Arduíno não é apresentado nas disciplinas técnicas, e o seu estudo incentiva a pesquisa em eletrônica e de programação para esta arquitetura”, destaca a professora.
Thalita ressalta ainda a parceria realizada com o Campus União da Vitória. “As equipes de União da Vitória – BatLego, The Alliance e BB8 – nos visitaram e estavam atentos a cada detalhe da prova. No próximo dia 07, iremos participar da fase local em União”.

Prestigiaram o evento alunos, familiares, egressos, visitantes e servidores dos Campi Irati e União da Vitória.

Confira abaixo a classificação das equipes do Campus Irati:

Modalidade: Resgate OBR
1º lugar – Error222 – Gabriele Reksua e Pedro Henrique Gumy (alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática)
2º lugar – StormCode : Vanessa Pachalki, André Stezky, Mariana Cequinel, Marina Skraba (alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática)
3º lugar – Tibbers – Mateus Marochi, Eduardo Maravieski, Leticia Filus e Gabriel Woitechen (alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática)
4º lugar – Arizoners – Vitória Santos, Gustavo Chagas, Luis Siman, William Magnabosco e Andre Nascimento (alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática)

Modalidade Seguidor de Linha:

1º lugar – Tibbers – Mateus Marochi, Eduardo Maravieski, Leticia Filus e Gabriel Woitechen (alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática)
2º lugar – CodeZoners – Vanessa Pachalki, Gustavo Chagas, William Magnabosco, André Stezky e Andre Nascimento (alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática)
O IFPR Campus Irati sediará a fase 2 do evento, nos dias 5 e 6 agosto, que reunirá as equipes dos 17 campi inscritos.

Assessoria IFPR