Empossados, Vereadores Mirins elegem Mesa Diretora 100% feminina - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Empossados, Vereadores Mirins elegem Mesa Diretora 100% feminina


Nesta quarta-feira (6), foi realizada a Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins – Legislatura 2016, os quais prestaram compromisso e foram empossados e diplomados. Estiveram presentes o presidente da Casa, Vilson Menon, o idealizador do projeto Rafael Felipe Lucas, a secretária de educação, Claudia Petchak Zanlorense, e os vereadores Antonio Celso de Souza e Valdenei Cabral da Silva.

A Sessão Solene foi realizada nos termos da Lei 3.481 e da Resolução nº 02/2012, cujo objetivo é promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas, proporcionando a circulação de informações entre os estudantes sobre as atividades gerais da Câmara, contribuindo para a formação de sua cidadania e compreensão de todos os aspectos da política brasileira.

A secretária de educação, Claudia P. Zanlorense falou sobre a responsabilidade de cada um dos eleitos, principalmente neste ano eleitoral. “Vocês serão exemplos, representantes dos anseios da comunidade escolar e da população para o engrandecimento da cidade”, afirmou a secretária destacando o número de mulheres. “Esperamos que assim como na Câmara Mirim, tenhamos mulheres também na próxima legislatura e que elas possam futuramente nos representar”. Antes de concluir, Claudia ainda teceu elogios e cumprimentos às diretoras e professoras da rede municipal de ensino de Irati, pelos altos e melhores índices da região.

O vice-presidente da Casa, vereador Valdenei Cabral da Silva aconselhou aos Mirins a prática de uma boa política pautada na ética, honestidade e transparência “Não se envergonhem de serem políticos”, salientou Cabral parabenizando a todos os eleitos e incentivando aos demais, que não conseguiram se eleger, a continuarem tentando. “Espero futuramente presenciar uma sessão com vocês vereadores adultos”.

O 1º Secretário, vereador Antonio Celso de Souza desejou boa sorte aos vereadores mirins e suplentes. “Muito nos orgulha vocês estarem aqui hoje representando o futuro da nossa cidade, estado e nação”, agradeceu Souza destacando a presença das suas filhas. “Trouxe elas para que acompanhem, desde cedo, os trabalhos do Legislativo, que envolvem a toda comunidade”.

O proponente do projeto “Câmara Mirim, vereador Rafael Felipe Lucas reafirmou a importância deste dia para a Câmara, que respira um bom ar. “Quando vem novos vereadores mirins, a câmara se enche de novas ideias, transformando Irati. A partir de agora, vocês vão transformar não só a vida de vocês, mas também as relações para com o município, vão entender uma nova cidade e uma nova relação com a escola”, enfatizou Lucas reafirmando o objetivo da Câmara Mirim. “Queremos que vocês exerçam este mandato com muita responsabilidade, pensando sempre na cidade, na comunidade e na escola. Nesta Legislatura há uma grande diversidade de etnias e isso nos orgulha muito”.

O Presidente da Casa, Vilson Menon deu boas-vindas aos novos vereadores e suplentes, destacando a importância deste Programa Municipal. “A Câmara Mirim vem nos surpreendendo nos últimos anos pelas importantes proposições apresentadas pelos mirins, isso tem nos orgulhado muito, e neste sentido, agradeço o empenho das professoras, diretoras e demais envolvidos no projeto”.

POSSE DA MESA DIRETORA

Empossados os vereadores e vereadoras passaram a eleição da mesa diretora, realizada através de votação, a qual foi bastante acirrada entre os eleitos. Mas, de forma unânime, a mesa ficou comporta da seguinte maneira: Presidente – Kassandra Solarski Machado; Vice-presidente: Mônica Byanca Kaminski; 1º Secretário: Beatriz Caroline Likes e 2º Secretário: Emanuelle Magalhães Vicente. Pela primeira vez na história da Câmara Mirim, que já está no seu quinto ano de atividades, a Mesa Diretora foi inteiramente composta por mulheres, as quais conduzirão os trabalhos no exercício 2016.

Antes de encerrar a Sessão, a nova Presidente Kassandra Solarski Machado agradeceu a confiança dos demais vereadores e registrou a sua satisfação de presidir a Mesa da Câmara Mirim - 2016. “Teremos uma grande oportunidade de promover a interação entre a Câmara, a escola e a comunidade e também de experimentar a importância da participação política, contribuindo para a formação de nossa cidadania”.


Assessoria