Unicentro inicia parceria com projeto Ecotroca


Trocar produtos que muitas vezes vão parar no lixo por alimentos oriundos da agricultura familiar.

Essa é a principal proposta do projeto Ecotroca, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Irati desde o ano passado, e presente em nove bairros do município. Agora, a Unicentro também é parceira do projeto e passou a ser um ponto de troca. Para marcar o início da parceria, o campus Irati trocou 400 quilos de material reciclável, por 200 quilos de alimentos produzidos pelos integrantes da Feira Agroecológica da Unicentro.

“É importante ser mais um ponto de troca do projeto e a parceria com a Prefeitura. O projeto vai beneficiar a comunidade acadêmica e externa, os participantes da Feira, bem como, o município como um todo. É um excelente programa que vai dinamizar também a economia e fazer com que nós tenhamos uma consciência maior em relação ao lixo reciclável”, comenta o vice-diretor do campus Irati, Erivelton Fontana de Laat.

A coordenadora da Feira Agroecológica no campus Irati, Fernanda Ikuta conta que nesta primeira troca, produtos como mandioca, repolho e frutas da época foram doados para a Cidade da Criança e, também, para a Secretaria Municipal de Assistência Social que fez o encaminhamento para as entidades conveniadas com o Município.

“Nesta parceria o material reciclável da instituição é trocado por alimento que a Unicentro está doando para entidades socioeducacionais e assistenciais. O projeto fortalece o produtor que tem essa saída a mais da produção, que é garantida, e também amplia o acesso da população aos alimentos agroecológicos”, destaca Fernanda.

O assistente social Denis Cezar Musial observa que o projeto Ecotroca e a Feira Agroecológica vão estimular uma alimentação mais saudável para a população do município garantindo segurança alimentar a essa população que as entidades prestam esse atendimento e acompanhamento familiar.

“E o importante não é só acolher esse alimento, mas também, as oficinas que serão realizadas com essas entidades sobre a importância da utilização desse alimentos, e também, para as famílias, para que eles possam ser multiplicadores e garantir a segurança alimentar para essa população”, complementa Musial.

O diretor do Departamento de Agroecologia da Prefeitura de Irati, Marcelo Campello explica que qualquer morador da cidade pode participar, basta ir até os pontos de troca do projeto. Depois da pesagem do material reciclável, é emitido um ticket que dá direito a metade do peso em alimentos. Já os recicláveis vão para as cooperativas de catadores.

“A Prefeitura tem uma parceria com duas cooperativas, a Malinoski e a Cocair [Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Irati], que são as que fazem a coleta na cidade. A diferença é que com a Ecotroca eles entram como parceiros, realizando a pesagem do material nos pontos de troca, e fazendo o carregamento nos caminhões. O projeto está criando uma rede pró-ativa não só pelo meio ambiente, mas também com cunho social, ambiental, produtivo, econômico, na saúde, tudo isso. Estamos bem felizes com os resultados”, afirma Campello.

Quem quiser fazer a troca dos produtos recicláveis por alimentos, ou conhecer mais sobre o projeto Ecotroca, pode se dirigir até a Feira Agroecológica da Unicentro nas quintas-feiras, das 13h até as 15h.

Assessoria Unicentro