Projeto Memórias Rosalina para sempre na memória de Irati


Nesta terça-feira, 28, foi realizado o encerramento do projeto 'Rosalina para sempre na memória de Irati', que contou a história da primeira professora de Irati, Rosalina Cordeiro de Araújo. O projeto fez parte da Prática Pedagógica que foi desenvolvida na escola para participar do projeto Televisando o Futuro.

O evento contou com a presença da bisneta da professora Rosalina Cordeiro de Araújo, Maria Izabel Martins, sua mãe Valquiria Maria Bozza Martins, do Professor José Maria Gracia Araujo, pais e alunos. Durante o evento foi realizado um bate-papo entre alunos, pais e as convidadas sobre a vida da professora que dá nome à instituição. Além disso, os alunos do 5° ano, realizaram uma apresentação, com declamação de poesias e teatro.

Maria Izabel falou da alegria de participar deste momento de memória. “Essa é a minha história, que continua e fica perpetuada. Quero levar para minha família tudo que ocorreu hoje e que me encantou. Fiquei emocionada e estou indo para casa muito feliz”, conta Maria Izabel.

'Rosalina para sempre na memória de Irati’

Além de conhecer a história de Rosalina Cordeiro de Araújo, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre o município, bairro da Vila São João e da instituição em que estudam. O projeto foi desenvolvido pela turma do 5° ano A, com a orientação da professora Gisele Simone Kovalski Primom, também participaram alunos de outras turmas da escola Rosalina.

“Nosso trabalho iniciou em março, começando pela pesquisa sobre a história do município até fixarmos o olhar para a professora Rosalina. Foi aí então que iniciamos a busca por parentes dela que pudessem nos ajudar. Buscamos nas emissoras de rádio algumas pistas que pudessem nos trazer alguma pessoa e foi quando, por meio de uma prima, conseguimos chegar ao contato da bisneta da Professora Rosalina, que hoje veio nos honrar com sua presença e contar mais um pouco da vida da professora pra nós”, conta Gisele.

Os alunos envolvidos, puderam conhecer um pouco da história da escola, do primeiro bairro de Irati, a Vila São João, do município e professora Rosalina Cordeiro de Araújo.

Uma das atividades foi receber o historiador José Maria Gracia Araújo (Primo Araújo), que apresentou uma peça em que retrata a trajetória de um dos pioneiros da cidade, Pacífico de Souza Borges. As crianças também visitaram pessoas idosas e puderam conhecer, por entrevistas e vídeos, como era a educação na época de seus antepassados.

Para a diretora da escola, Elza Valenga, rememorar a história da professora que dá nome ao colégio foi um grande prazer. “A nossa escola leva o nome da primeira diretora de Irati e tínhamos pouca informação a respeito de Rosalina e então surgiu a oportunidade, através do projeto Televisando o Futuro, para que pudéssemos conhecer mais sobre ela e tivemos a felicidade de encontrar a bisneta da Rosalina, que nos trouxe muitas informações”, conclui Elza.

Ascom