Projeto Ecotroca chega aos bairros Vila São João e Rio Bonito - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Projeto Ecotroca chega aos bairros Vila São João e Rio Bonito


Ecotroca já chegou à Pedreira, Fragatas, Vila Raquel, Vila Nova, Vila Matilde, Unicentro e Guamirim. Com os novos bairros serão nove localidades atendidas.

Nesta terça-feira, 21, foi realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais um encontro ampliado com participantes do projeto Ecotroca. Na oportunidade o prefeito Odilon Burgath, fez um importante anúncio aos presentes: a expansão do projeto para os bairros Vila São João e Rio Bonito. A ampliação deve ocorrer ainda em 2016.

O Ecotroca está em funcionamento desde 2015 e já atendeu mais de 1500 famílias. Nesse período já foram recolhidos cerca de 80 toneladas de material reciclável, trocados por mais de 40 toneladas de alimentos.

Com a inclusão dos dois bairros mais populosos de Irati no Ecotroca, os números aumentarão, consolidando o projeto e beneficiando mais famílias iratienses. Durante o evento o prefeito Odilon Burgath lembrou que o Ecotroca é um projeto que tem prioridade na gestão e que mais recursos serão investidos.

“Fico muito feliz em fazer este anúncio da expansão do Ecotroca para os bairros Rio Bonito e Vila São João. Isso mostra o quanto este programa é aceito e faz bem para a população. Já investimos mais de meio milhão de reais e continuaremos investindo, até que todos os bairros de Irati recebam o Ecotroca”, explica Burgath.

Durante o encontro a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski, realizou uma celebração mística na qual os presentes, foram convidados a escrever uma palavra que represente a importância do Ecotroca em suas vidas. “Esperança”, “futuro”, “vida”, “alimentação”, “respeito”, “Sustentabilidade” foram algumas das palavras citadas sobre o projeto inovador da Prefeitura de Irati.

Maria de Oliveira é presidente da associação de moradores da Vila Matilde e participa desde o início do projeto em seu bairro. Ela lembra que o número de pessoas participantes do projeto aumentou, mostrando a evolução do Ecotroca.

“Quando o projeto iniciou ele atendia apenas 60 famílias na Vila Matilde. Hoje temos mais de 160 famílias participando. Nosso bairro ficou mais limpo e saudável, além da economia em casa. Esperamos que o Ecotroca cresça muito em Irati, assim como cresceu na Vila Matilde”, conta Maria. O Ecotroca já chegou à Pedreira, Fragatas, Vila Raquel, Vila Nova, Vila Matilde, Unicentro e Guamirim. Com os novos bairros serão nove localidades atendidas. Iniciado em setembro de 2015, o projeto contou com muitas contribuições. O ex-secretário de Agropecuária e atual secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Leoni Ribas, esteve presente desde o primeiro dia da coleta de reciclável e entrega de alimento à população.

“Iniciamos o Ecotroca no Bairro Pedreira e hoje estamos implantando a segunda fase dele, com a expansão para os novos bairros. É muito gratificante essa crescente do programa. A qualidade de vida, de saúde, auxilio na economia domestica, são alguns dos benefícios que temos neste projeto social que une o campo e a cidade”, comenta Leoni.

Texto , Fotos: PMI