Copel vai reduzir 14,3% a conta de luz residencial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 21, uma redução de 12,87% nas tarifas da Copel. Para consumidores conectados à alta tensão, a queda será de 11,61%, e para a baixa tensão haverá uma diminuição média de 13,83%. Para os consumidores residenciais, a fatura ficará 14,3% mais barata. As novas tarifas vigoram a partir desta sexta-feira, 24 de junho.

O reajuste diz respeito ao quarto ciclo de revisão tarifária periódica, processo realizado pela Aneel de quatro em quatro anos com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

O principal motivo dessa redução são itens financeiros, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Em 2014, o governo do Paraná, acionista majoritário da companhia, pediu autorização da agência para aplicar um reajuste de 24,86%, bem menor do que o calculado pela Aneel, que era de 35,05%.

No ano seguinte, em 2015, a Copel voltou atrás e pediu autorização para repassar os valores diferidos. O reajuste aprovado pela Aneel, e integralmente aplicado, foi de 15,32%, dos quais 11,84 pontos porcentuais estavam relacionados ao valor represado em 2014.

Nos últimos 12 meses, a tarifa dos consumidores da Copel, portanto, incorporou todo o reajuste do ano anterior, mais parte do valor represado de 2014. Agora, esse efeito financeiro finalmente será retirado das tarifas. A Copel atende a 4,4 milhões de consumidores no Paraná.

Fonte: Paraná Online