Vacinação contra a gripe encerra na próxima semana


Grupos prioritários devem receber a vacina até 20 de maio. Vacinação é gratuita e pode ser realizada em 13 Unidades de Saúde da área urbana e interior e na Sala de Vacinação, próximo ao Pronto Atendimento 24 Horas

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que a campanha de vacinação contra gripe em 2016 se encerra dia 20 de maio. A vacina protege contra o vírus influenza H1N1 e evita complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.
Com a aproximação do período de maior incidência da gripe e a observação do aumento de ocorrência de casos de H1N1, H3N2 e Influenza B em todas as regiões, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para o público prioritário da campanha.

A vacina está disponível em 13 Unidades de Saúde, na área urbana e rural, e na Sala de Vacinação, próxima ao Pronto Atendimento 24 Horas, com uma equipe preparada em cada posto para atender a população que deseja tomar a vacina. Há dez dias para o final da campanha, 65% da população que necessita da vacinação já havia recebido as doses. A meta é vacinar 80% da população dos grupos prioritários.

“É preciso alertar a população do risco que o vírus representa, pois já existem casos confirmados e registros de óbito na região em decorrência do vírus”, alerta enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes.

Com a vacina evita-se que o vírus gere complicações, como pneumonias bacterianas secundárias. “A vacina não evita que a pessoa seja infectada pelo vírus da gripe, mas impede as complicações decorrentes do H1N1”, lembra Denise.

Serviço

O atendimento acontece de segunda à sexta-feira. Cada Unidade de Saúde atende em horário específico, de acordo com o funcionamento normal de cada local. As unidades que aplicam a vacina são:

Sala de Vacinação (próximo ao Pronto Atendimento 24 Horas)
Ademar Vieira de Araújo
Engenheiro Gutierrez
Gonçalves Junior
Guamirim
Itapará
Lagoa
Pirapó
Palmital
Rio Bonito
Rio do Couro
Riozinho
Vila São João
Caratuva II.
Pacientes acamados
Pessoas com problemas de saúde e não podem ir até as unidades de saúde devem ser vacinadas em casa. Nesses casos, basta ligar na Secretaria Municipal de Saúde e informar o nome e endereço completo das pessoas acamadas do município para que se possa realizar a vacinação no domicílio. O telefone é 3907 3135.

Quais os sintomas de gripe?

Definição de caso suspeito de Síndrome Gripal – Indivíduo que apresente febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações. Em crianças com menos de 2 anos de idade, é considerado também, coriza e obstrução nasal. Caso o paciente apresente dificuldade para respirar deve procurar assistência médica imediata.
A campanha terá como grupos prioritários para receberem a vacina:
Idosos acima de 60 anos;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto;
Trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados;
Povos indígenas;
Populações privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Pessoas com idade entre 5 e 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

Secom Prefeitura de Irati