Confirmada morte por H1N1 na Região



4ª Regional confirmou cinco casos na região, sendo dois em Irati, um em Rebouças, um em Rio Azul – com óbito – e um em Teixeira Soares

A 4ª Regional de Saúde confirmou cinco casos de infecção por H1N1. De acordo com a chefe do setor de epidemiologia, Kelly Kosloski, são dois casos em Irati, um em Rebouças, um em Rio Azul e um em Teixeira Soares. Em Rio Azul, uma mulher de 52 anos veio a óbito em decorrência do H1N1. Segundo Kelly, a vítima tinha comorbidades – doença neural e cardiovascular – e demorou a procurar assistência médica.

“Vale ressaltar que as pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal, como febre de início súbito, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, que procurem o serviço de assistência, porque tem medicamento para todo mundo. O critério é clínico, não é apenas para aqueles com confirmação laboratorial. Tem que procurar a assistência o mais rápido possível, porque o medicamento – o Oseltamivir – faz mais efeito nas primeiras 48 horas”, alerta a chefe do setor de epidemiologia da 4ª Regional de Saúde.

Mais informações veja no site da Rádio Najuá

Da Redação/Najuá, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava