Professora do Colégio Xavier atua de forma exemplar no Projeto de Incentivo à Leitura

Professora do Colégio Xavier atua de forma exemplar no Projeto de Incentivo à Leitura

            O Projeto de Incentivo à Leitura do Hoje Centro Sul tem uma importante parceria, desde o ano 2014, com o Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira e a professora de português Elenita Chuproski Scharlau, que é uma das educadoras mais atuantes no projeto.
             Diversas ações dentro da escola utilizam o jornal e uma das que obteve grande repercussão foi o Jornal da Escola Xavier. Instruído pela professora, os alunos desenvolveram notícias, separaram piadas, receitas e fizeram com que o jornal fosse um sucesso dentro da escola. Para o desenvolvimento dessa atividade os alunos receberam a visita da equipe do Hoje Centro Sul para falar como é produzido um jornal e, a partir daí, o informativo da escola foi criado.
            Sempre inovando e utilizado o jornal, a professora Elenita envia frequentemente novidades e atividades desenvolvidas por ela em sala de aula, tendo como base o Hoje Centro Sul.
Elenita Chuproski Scharlau
            No mês de agosto a professora desenvolveu um trabalho voltado ao meio ambiente tendo como referência as matérias jornalísticas  do Hoje Centro Sul, que tem falado muito sobre esse assunto em suas páginas bissemanais. Visando o conteúdo solicitado na grade de ensino e as notícias vinculadas nas últimas edições do jornal, a professora realizou uma proposta para seus alunos. A proposta era desenvolver textos falando sobre os efeitos do Homem na Natureza e as Consequências para o ser humano. Depois de várias leituras e discussões sobre o tema, os alunos desenvolveram seus textos. Um dos textos que se destacaram foi de Gabriel Carneiro Simeonato, de 14 anos, que é aluno do 9°D da escola. No texto do aluno podemos perceber que os jovens se preocupam com o que está acontecendo e percebem que é necessário uma mudança, onde precisamos nos conscientizar e começar a ter uma transformação em nossa sociedade. 
            Representados pela professora Elenita, nessa edição do jornal, queremos agradecer a todos os professores que atuam de forma significativa na construção desse projeto. "O projeto foi criado no jornal, porém não seria possível desenvolvê-lo se não tivéssemos a atuação direta dos professores. Agradecemos também por escolherem carinhosamente a melhor maneira de trabalhar com o jornal. Saibam que vocês têm o nosso carinho e nossa admiração", destaca o diretor do Jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk.
Texto: Silmara Andrade / Hoje Centro Sul


Deixando a cidade mais verde

            A evolução do homem! Junto com a evolução vieram muitas mudanças e consequências, entre elas, o desaparecimento do cenário natural.
            Os carros, asfaltos e edifícios melhoram a vida dos homens, certo? Errado! Ao mesmo tempo que facilitaram nossas vidas, prejudicaram nossa saúde. Para que todas as construções de edifícios e asfalto fossem realizadas, foi necessário eliminar um grande número de árvores: menos árvores, menos oxigênio. Para que os carros funcionem é necessário uma queima de combustível, o que libera gás carbônico: mais poluição, menos saúde!
            Pois bem, porque então não transformar o cenário urbano? Deixá-lo mais natural. Criar projetos urbanos onde a cada 5 metros na calçada uma árvore plantada, usar carros para se locomover apenas para grandes distâncias, para pequenas, uso da bicicleta. Para que lavar calçadas se você pode plantar grama e deixar além de ecologicamente correta a frente de sua casa, uma aparência mais natural.
            Com essas ideias podemos juntos mudar o mundo! Essa é minha ideia, qual é a sua?
Gabriel Carneiro Simeonato