Política em Questão – Por Letícia Torres

A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 808 de 04/09/2015)  
*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.


Anapci recebe doação de alimentos 
Nesta quinta-feira (03), o Major Puchetti e outros integrantes da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar  entregaram para a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci) parte dos alimentos arrecadados como forma de inscrição para o passeio ciclístico que ocorreu no final de semana.  Ao todo, foram arrecadados 184 kg de alimentos não perecíveis,  que serão destinados pela Polícia Militar a entidades assistenciais.


Escola será construída em Gonçalves Júnior
Nesta semana, a Câmara Municipal de Irati aprovou, em primeira votação, que o Executivo compre uma área de 8.100 m², no distrito de Gonçalves Júnior, pertencente a União Agrícola e Recreativa Gonçalves Júnior. A compra será por desapropriação e a finalidade é a construção de uma escola. Com isso, será edificado um prédio para a escola municipal e a escola estadual terá mais espaço para suas atividades.

Audiência debaterá regras da eleição dos diretores estaduais
No dia 14 de setembro, às 17 horas acontece uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para discutir o projeto de lei  que modifica as regras para a eleição dos diretores das escolas da rede estadual de ensino.  “Vamos debater até o último minuto, essa é uma oportunidade de todos os lados se posicionarem e, com isso, os deputados podem votar com mais consciência, por que conhecem o projeto", afirmou o deputado Hussein Bakri, que preside a Comissão de Educação da ALEP.  O mandato de dois anos para os diretores, ao invés de três, é um dos pontos polêmicos.

Novos conselheiros tutelares
As Eleições Unificadas para o cargo de Conselheiro Tutelar acontecem no dia 04 de outubro em todo o país. Em Irati, as eleições serão das 8h às 17h, com urnas no Itapará, Cerro da Ponte Alta, Gonçalves Junior, Guamirim, Pinho de Baixo, Centro de Convivência da Vila Nova, Centro Administrativo Municipal (CAM), Centro de Convivência do Rio Bonito, CRAS da Lagoa e CRAS da Vila São João.  Os novos conselheiros tomarão posse em janeiro de 2016.

Atenção às pessoas com necessidades especiais
Funcionários públicos e militares poderão ter mais tempo para cuidar de seus filhos, filhas, maridos ou esposas com necessidades especiais. Isso já está previsto na Lei n° 18.419, Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná. Entretanto, a lei aprovada em 8 de janeiro de 2015, ainda não está regulamentada. O deputado estadual Marcio Pauliki tem cobrado providências e, em atenção ao seu requerimento, o Governo do Estado informou que a regulamentação deve ocorrer até a primeira quinzena de setembro de 2015.

Agentes universitários revoltados
Nas últimas eleições para a reitoria da Unicentro e direção dos campi, conforme prevê o Estatuto da instituição,  cada categoria - professores, alunos e agentes universitários -  teve 33,33% dos votos. Neste ano, os docentes Mariléia Gartner, Denny da Silva e José Ronaldo Fassweber entraram com ação na Justiça solicitando que professores tenham peso de 70% no processo eleitoral. Houve revolta entre os agentes universitários, que fizeram manifestações contra a iniciativa dos professores e paralisaram atividades no dia 02. As eleições na Unicentro devem ocorrer no dia 17 de setembro e o clima anda tenso.


Conselho de Proteção Animal

A criação de um Conselho Municipal de Proteção Animal do Município de Irati, proposta pelo vereador Rafael Lucas foi aprovado em primeira votação na sessão de segunda-feira (31). Segundo o vereador, o  Conselho  deverá se "tornar responsável pela verificação das leis, se estão sendo aplicadas, na captação de recursos, entre outras importantes funções”.