Política em Questão – Por Letícia Torres

Política em Questão – Por Letícia Torres
A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 812 de 23/09/2015)  

*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.

Controladoria das obras do Estado
O Conselho de Administração da Paranacidade, presidido pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Junior, definiu, no último dia 17, que será criado um sistema de controladoria das obras do Estado do Paraná. Com a iniciativa, a pretensão é de que ocorra uma é fiscalização rígida de prazos e forma de execução da obras financiadas com recursos estaduais. Também deverá verificar, após a conclusão da obra, se ela está sendo utilizada para o fim que justificou sua construção.

Novos problemas poderão ser evitados
Considerando que esta controladoria das obras do Estado venha a ter atuação efetiva, problemas como as obras inacabadas em Irati -  Centro da Juventude, Ginásio de Esportes e do Teatro Municipal - poderiam ser evitados. Esperamos que assim seja. Até porque as pessoas não aguentam mais ver tanto dinheiro público mal empregado, considerando todo o tempo em que essas obras estão abandonadas e sem uso.  Entretanto, vale destacar que nesta segunda-feira (21), foi lido no expediente da Câmara Municipal de Irati o Projeto de Lei 097/2015, que abre crédito adicional especial de até R$ 160 mil, para a continuidade das obras do Centro da Juventude.

Inclusão digital
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati desta segunda-feira (21), os vereadores Helio de Mello (PMDB) e Rafael Felipe Lucas (PSB) sugeriram ao Executivo a criação de um  Programa de Inclusão Digital Rural. Através do programa, que os vereadores sugerem que seja implantado gradativamente, os produtores rurais e suas famílias poderiam aprender os conceitos de informática básica, edição de texto e planilhas eletrônicas e como usar a internet e o e-mail.

Aécio Neves participa de evento de novas filiações ao PSDB no Paraná
O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, visitará o Paraná nesta quinta-feira, 24. Ele estará em Cascavel, no Parque de Exposições Celso Garcia/Expovel, desde o início da noite, participando de um evento de novas filiações ao partido. Também participam do evento, o presidente estadual do partido, deputado Ademar Traiano, e o governador Beto.  


Audiência Pública
Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura Municipal de Irati realizará Audiência Pública para apresentação dos relatórios contábeis que resumem as receitas e despesas do município, ou seja, prestam contas  à população e aos vereadores da utilização dos recursos públicos, por setor. A Audiência Pública será no dia 30 de setembro,  às 19 horas, na Câmara Municipal de Irati. Todos os cidadãos podem participar.

Paraná se destaca no Programa Nacional de Habitação Rural
Através de parceria entre os governos municipais, estadual e federal, 13 mil famílias paranaenses residentes na área rural foram atendidas com moradias dignas entre 2011 e 2015. Destas, 10 mil famílias já moram em suas novas casas. Os investimentos ultrapassam R$ 337 milhões e o Paraná é o segundo estado brasileiro que mais contratou moradias rurais através do Programa Nacional de Habitação Rural.