Igreja Imaculada Conceição - Teixeira Soares – Série Prédios Históricos da Região

Igreja Imaculada Conceição - Teixeira Soares – Série Prédios Históricos da Região
 
Com o crescimento da cidade de Teixeira Soares, a igreja se tornou pequena para abrigar os fiéis que decidem construir um novo templo. Depois da contratação do arquiteto Atilio Caporasso para a obra, realizou-se no dia 04 de outubro de 1925 o lançamento da Pedra Fundamental para construção do templo.
Em 30 de julho de 1928, a Câmara Municipal aprovou uma lei com o objetivo de concessão de auxílio para a construção da Igreja Matriz. Dessa forma, é organizada uma comissão para a arrecadação de fundos. Com o sucesso das doações que somaram 27 contos de réis, uma alta quantia na época, dá-se início a construção da nova Matriz, dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Implantada em um terreno elevado à frente da praça principal da cidade, a Igreja tem sua presença realçada por uma escadaria com degraus de “pedra-ferro”, oriundos das pedreiras do Passo da Capoeira. A entrada principal disposta no centro da fachada é feita por porta de folhas duplas coroada por bandeira de arco pleno e ladeada por janelas. À altura do coro, três óculos possibilitam ventilação no interior do templo. O frontispício tem como elemento mais destacado a torre sineira, ao centro, coroada por zimbório piramidal de forte inclinação.
As linhas gerais da composição enquadram sua arquitetura como exemplar do ecletismo, reunindo no repertório formal adotado elementos do neoclássico – pilastras completadas por arcos em semicírculo – com as proporções alteadas, características do neogótico.
Dá-se então a inauguração oficial no dia 28 de novembro de 1928. A Igreja Imaculada Conceição de Teixeira Soares, é uma construção histórica que, além de ser um símbolo Cristão, é um patrimônio que retrata toda uma cultura, representada pela arquitetura e belas pinturas em estilo barroco.
Tombada como Patrimônio Histórico pelo Processo Número 01/00, inscrição Tombo 136-II em 16 de maio de 2001, a Matriz fica localizada na Rua Prefeito José Viana, s/n.º, Centro. A Igreja constitui-se numa imponente edificação e ponto de referência da cidade. Mesmo de alguns pontos do município é possível enxergá-la. O templo mantém até os dias de hoje fielmente seu estilo original, quase sem alterações.

Fonte: Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Colaboração de Carlos Henrique de Melo, chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico.

Texto: Ana Paula Schreider

Fotos: Arquivo Biblioteca Municipal de Teixeira Soares