Política em Questão – Por Letícia Torres

A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 799 de 05/08/2015,)  


*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.





Fim do recesso parlamentar
Na noite de segunda-feira (03), a Câmara Municipal de Irati retomou os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão foi movimentada, vários vereadores apresentaram requerimentos, projetos de lei  e fizeram uso da tribuna.  Os principais temas discutidos foram a necessidade de reparos em  estradas rurais, melhorias em ruas dos bairros e acessibilidade.

Estradas rurais
Quanto às estradas do interior, os vereadores José Renato Kffuri (PDT) e Helio de Mello (PMDB)  trouxeram fotos dos problemas que verificaram recentemente e disseram que acompanharão os trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria de Viação e Serviços Rurais para fiscalizar a real trafegabilidade das estradas após a execução dos serviços. O vereador Antonio Celso de Souza (PSD) sugeriu uma audiência pública, com líderes das comunidades rurais de Irati, para debater o tema.  E presidente da Câmara, Vilson Menon (PMDB), disse que na próxima sessão o Legislativo fará ofício para convocar o secretário de Viação e Serviços Rurais a falar sobre os trabalhos realizados e responder questionamentos dos vereadores. 

Resolução dos problemas
De acordo com o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Alceu Hreciuk (PT), que recentemente assumiu a presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural,  a resolução de todos os problemas nas estradas rurais não é fácil. Com as chuvas do mês de julho, segundo Hreciuk, foram contabilizados cerca de 200 pontos de atoleiro em Irati. Entretanto, o vereador ressalta que os trabalhos estão sendo feitos e espera que sejam solucionados os problemas antes que novos períodos de chuva aconteçam.    


Acessibilidade 
Acessibilidade foi outra questão em destaque na sessão da Câmara Municipal deste dia 03. Vários cadeirantes e seus familiares participaram da reunião, motivados pelo fato de um veículo estacionado na faixa de pedestres na rua Munhoz, no último sábado (01), ter impedido que um pai e seu filho cadeirante utilizassem a faixa de pedestres. No local também não há rampa de acesso. O vereador Emiliano Gomes (PSD) usou a palavra livre para defender um requerimento, de sua autoria, enviado ao Executivo, pedindo: que o tema  continue sendo discutido, que melhorias quanto à acessibilidade sejam realizadas e que uma campanha de conscientização sobre o trânsito ocorra .



Eleição da Fiep ocorre nesta quarta

Nesta quarta-feira (05) acontecem as eleições para a presidência da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Mesmo com chapa única, encabeçada pelo atual presidente Edson Campagnolo, os representantes dos sindicatos estaduais filiados à Fiep precisam comparecer para votar.  Dos 100 sindicatos filiados, 96 estão aptos a votar e  para que o pleito  seja considerado válido, 2/3 precisam votar, ou seja,  representantes de 64 sindicatos.  A votação ocorre na sede da Fiep, em Curitiba, entre as 12 e as 18 horas.