Política em Questão – Por Letícia Torres


Política em Questão – Por Letícia Torres
A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 800 de 07/08/2015,)  
*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.


Lançada a 2ª Festa da Padroeira de Irati
A 2ª Festa da Padroeira de Irati foi lançada oficialmente na noite de quinta-feira (06), durante o jantar do Serra Clube Vocacional,  que reuniu diversos padres e a comunidade iratiense. No evento, o prefeito Odilon Burgath e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Estanislau Fillus, anunciaram o show com o Padre Alessandro Campos, no dia 07 de setembro, em comemoração à padroeira de Irati, Nossa Senhora de Luz. Segundo Fillus, todas as paróquias e diversas entidades beneficentes de Irati estarão comercializando os ingressos para o show. Parte da arrecadação com a venda dos ingressos será destinada às entidades beneficentes. Os ingressos adquiridos antecipadamente custarão R$ 15,00 e, na hora do show - que acontece a partir das 20h00, no Estádio Municipal - custarão R$ 30,00.

Terreno do Hospital de Rebouças deverá ser leiloado
A troca de bebês que aconteceu no Hospital Darcy Vargas, em Rebouças, que veio à tona em 2005, terá um novo capítulo nos próximos dias. Parte do imóvel pertencente ao hospital (um terreno que foi desmembrado da área total) irá a leilão para que sejam pagas parcialmente as indenizações às famílias prejudicadas. De acordo com o advogado que cuida do caso, apesar do desmembramento do terreno (a ser leiloado), onde não há nenhuma edificação, todo o prédio pertencente ao Hospital Darcy Vargas atualmente está penhorado.

Data do leilão?  
Inicialmente, o leilão do imóvel pertencente ao Hospital Darcy Vargas foi marcado para o dia 11 de agosto, próxima terça-feira. Entretanto, a data pode ser alterada, caso o leiloeiro acredite que não haja tempo hábil para a adequada divulgação do leilão. Até o fechamento desta edição, não foi possível confirmarmos a data.

A campanha e a prática
Durante o debate, realizado na campanha eleitoral de 2012, o atual prefeito de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB), se comprometeu que, caso ganhasse a eleição, o município iria ajudar a resolver o caso da troca de bebês para que não houvesse risco de leilão do prédio do hospital. Por enquanto, está previsto apenas o leilão de um terreno, o que impedirá a futura expansão do hospital. Depois, caso o prefeito realmente não cumpra o que prometeu em campanha, nova briga judicial será travada para o pagamento do restante do valor das indenizações, o que poderá culminar até mesmo com novo leilão, desta vez do prédio do hospital.     


Ouvidoria Municipal de Irati está sendo reestruturada

A Ouvidoria do Município de Irati está sob o comando do radialista Cristiano Mesquita. Há alguns dias, ele deixou a Secretaria de Comunicação Social para cuidar da Ouvidoria. Dar respostas e acompanhar os pedidos da população são as principais metas de Mesquita à frente do setor.  Na reestruturação prevista para a Ouvidora Municipal constam readequação de espaços, central telefônica com número exclusivo e criação de fan page no Facebook.