Política em Questão – Por Letícia Torres

*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e
pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.
Política em Questão – Por Letícia Torres
A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 805 de 24/08/2015,)  






Programa Equovida
O prefeito de Irati Odilon Burgath anunciou, nesta terça-feira (25),  que o Programa Equovida de Irati será desenvolvido no município. A partir dele, a  equoterapia dará apoio ao tratamento de crianças com deficiências ou necessidades especiais. A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o contato entre pessoas e cavalos na busca pelo desenvolvimento biopsicossocial. De acordo com o prefeito,  "o programa é pioneiro, fica vinculado à Secretaria de Saúde, e proporcionará aos iratienses 100 horas mensais de aulas com professores com especialistas no uso de cavalos para a reabilitação motora" .
 
Investimento em equoterapia
De acordo com informações oficiais da Prefeitura de Irati, o processo licitatório que viabilizará o  Programa Equovida de Irati acontece no dia 11 de setembro. Serão destinados R$9.500,00 mensais para o atendimento de reabilitação através da equoterapia. Durante um ano, o investimento neste tipo de terapia será de R$114.000,00.




Audiência da LOA tem data alterada
A audiência pública para a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Irati, que estava prevista para a quinta-feira, teve sua data alterada para sexta-feira, dia 27. Durante o evento, a população poderá opinar sobre as metas para o investimento dos recursos públicos que são parte do orçamento do município.  A audiência será as 19h00 no salão nobre da Prefeitura de Irati.

Vereadores fazem críticas ao Executivo
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati desta segunda (24), vários vereadores fizeram críticas ao Executivo Municipal. De forma geral, os eles argumentam sobre a necessidade de planejamento para a execução de prioridades para os iratienses - o que acreditam que não têm acontecido.

Reclamações  quanto a PR- 364
Outro tema discutido durante a sessão da Câmara de Irati do dia 24 foram as condições da PR- 364, que liga Irati a Inácio Martins. Valdenei Cabral (PDT) disse que já procurou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) pedindo solução para os problemas da via, que tem muitos buracos e um trecho em meia pista desde junho de 2014, quando as fortes chuvas provocaram desmoronamento. Segundo o vereador, não obteve resposta do DER.

Passeio ciclístico

No domingo, dia 30 de agosto, acontece o 4º Passeio Ciclístico da Polícia Militar de Irati. Os ciclistas partirão para o percurso, às 9h00, em frente a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati, no Parque Aquático.