Manifestantes também vão às ruas em Irati

As manifestações contra a corrupção que tomaram as ruas das principais cidades brasileiras neste domingo (16) também mobilizaram os iratienses.  Assim como nas demais manifestações, a organização do movimento estabeleceu como ponto de concentração para os participantes a Praça da Bandeira, no centro de Irati.  

Entre as 15h30 e as 16h00, crianças, jovens, adultos e idosos se reuniram no local com faixas e cartazes em defesa da democracia, de um Brasil melhor, com menos corrupção, e em  protesto contra o governo federal. Às 16h00, os presentes cantaram o hino nacional e seguiram em direção à Rua Munhoz da Rocha e Rua Coronel Emílio Gomes.  Participaram do ato apartidário: empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, professores, membros de sindicatos, dentre outros.

Patrícia Pires Duda, que foi uma das organizadoras da mobilização em Irati, ressalta a insatisfação popular com a corrupção em todo país. “A ideia é acompanhar o restante do Brasil, na medida em que estão acontecendo as manifestações pelo Brasil, a gente
está acompanhando com o Movimento Brasil Livre, o Vem pra rua Irati,  para mostrar a insatisfação do povo”, diz.

Os principais motivos de insatisfação entre os participantes do manifesto deste dia 16 de agosto, Patrícia acredita que são “muito roubo e muito imposto pago sem retorno nenhum”.  A organizadora da manifestação em Irati ainda comenta o caráter apartidário do evento e a liberdade de expressão dos participantes.  “Vale destacar que a manifestação é contra todos os partidos e políticos corruptos. Cada um pode falar o que quiser e é responsável pelo que fala”, afirmou Patrícia Pires Duda.

Muitas pessoas levaram cartazes, com diversas expressões de descontentamento.Também em apoio ao juiz Sergio Moro.
  A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) também participou com faixas.

De acordo com estimativa da Guarda Municipal, que acompanhou alguns trechos do percurso realizado pelos manifestantes, aproximadamente 300 pessoas estiveram na passeata pelas ruas de Irati.   


Texto e fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul