Estação Ferroviária de Roxo Roiz e Escola Municipal Professora Vanda Hessel - Especial Rio Azul



Prédios Históricos da Região
 Série Remanescência do Hoje Centro Sul



Estação Ferroviária de Roxo Roiz
Os primeiros povoadores do território do atual município de Rio Azul, de origem e tradição portuguesa, foram Cláudio Amâncio de Oliveira, Domingos Soares de Ramos, Frederico Ferreira, Joaquim Correia Lopes, Joaquim Marinho e José Lourenço Cardoso, que ali chegaram por volta de 1885. O trabalho de desbravamento do sertão e penetração das matas foi realizado por aqueles pioneiros que fundaram, na região, um povoado cuja primitiva denominação foi Roxo Roiz.
Com a extensão dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, até a localidade, em dezembro de 1902 foi inaugurada a Estação Ferroviária que recebeu a mesma denominação do povoado de Roxo Roiz.
A chegada da Estrada de Ferro proporcionou muitos benefícios à região: a agricultura, as indústrias extrativas da madeira e da erva-mate, e as atividades agrícolas e pastoris desenvolveram-se de maneira rápida e acentuada o que atraiu um leva extraordinária de novos habitantes ao povoado.
A estrutura que era de madeira a qual foi destruída pelo fogo e, em 1930, uma nova estação foi inaugurada, agora em alvenaria.
A Estação foi desativada em 1998 quando os trilhos começaram a ser retirados. Em 2003, o prédio começa a ser reformado. A restauração foi concluída em 2005 para abrigar a Estação Rodoviária até os dias atuais.
Fonte: IBGE e Márcia Dmucharski Chauszcz.


Escola Municipal Professora Vanda Hessel
Escola Municipal Professora Vanda Hessel
O prédio foi erguido em 1920, pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família. Em 1935 um novo prédio foi projetado para melhor atender a população e a nova sede foi construída ao estilo polonês. Denominado Educandário Santa Terezinha, este que por muitos anos foi considerado uma das melhores instituições do Paraná.
O educandário tornou-se Escola Municipal Professora Vanda Hessel em 2006. Atualmente, o estabelecimento é responsável pelo atendimento de alunos da 1ª a 5ª série.
Fonte: Thaísa Emanueli


Fotos: Secretaria de Cultura e Turismo


Atual Rodoviária
Colégio Santa Terezinha