População comemora 97 anos de Rio Azul


No dia 14 de julho, terça-feira, o município de Rio Azul comemorou 97 anos de emancipação política e administrativa. Na data, o Ato Cívico, o passeio ciclístico, a tarde recreativa e o show com o Grupo Marcação marcaram as comemorações na cidade.
O início das festividades ocorreu na Praça Tiradentes com o Ato Cívico, às 09h. Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Rio Azul, o público presente prestigiou as apresentações do Grupo de Dança Mule’k e do Grupo Folclórico Ucraniano Dunay.
Além da significativa participação da população rioazulense, estiveram presentes o prefeito Silvio Paulo Girardi, o vice-prefeito Antonio Galdino França Junior, vereadores, secretários e demais autoridades.
Na oportunidade, o prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi, anunciou três presentes, que, segundo ele, estavam chegando ao município. “O município de Rio Azul recebe na mesma data do aniversário, 50 máquinas para o Projeto de Inicialização do Curso Profissionalizante de Corte e Costura. Além disso, o município recebe uma escavadeira hidráulica e a Vila Carneiro recebe a ligação com o esgoto que passava a céu aberto na comunidade”, contou Silvio.
Silvio ainda pediu para a população colaborar com o progresso do município. “Que nós não nos esqueçamos nunca que sozinhos nunca iremos a lugar nenhum, devemos pensar no bem-estar da nossa cidade”, concluiu o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Azul, Leandro Jarsinski reafirmou a importância da data para a cidade. “É muito bonito ver todas as crianças e toda a população cantando o hino municipal e a cada evento nós vemos o amor e o patriotismo que as pessoas têm pelo nosso município”.
Após os pronunciamentos, os munícipes puderam colocar suas cartas na Cápsula do Tempo que será aberta apenas no dia 14 de Julho de 2030. Além da cápsula presente na praça, mais três serão lacradas e devem ficar em exposição para o público.
Às 10h, a população foi convidada para um passeio ciclístico e a partir das 13h uma tarde recreativa foi organizada para as crianças com show de palhaços, oficina de malabares, escovódromo, passeio de triciclo e passeio de trenzinho.
No fim da tarde, foram entregues os certificados do Curso de Inclusão Digital da Melhor Idade, às 17h, e a apresentação dos alunos do Projeto Resgatando Valores Culturais Através do Aprendizado de Instrumentos Musicais, que aconteceu às 18h com apresentações de violão e gaita.
Durante todo o dia, um ônibus do Hemepar permaneceu em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde realizando coleta de sangue dos doadores. Para o prefeito, o objetivo da inclusão dessa atividade no calendário de comemorações é tornar a prática da doação de sangue um hábito. Girardi afirma que essa iniciativa mostra a preocupação do município com o baixo estoque de sangue nos hemocentros.
O encerramento das atividades foi marcado pelo show com o Grupo Marcação, à noite.


Texto e foto: Ana Paula Schreider