Politica em Questão



Por Letícia Torres - (edição 789 de 26/06/2015)


Repercussão
Teve grande repercussão nas redes sociais, a reportagem "Som alto desagrada a todos no rodeio de Irati".  Foram 6.762 acessos em menos de três horas após a postagem da matéria que foi capa da edição de quarta-feira (24) do Hoje Centro Sul. O amplo debate sobre o tema ainda está ocorrendo através da internet.  De modo geral, adeptos dos campeonatos de som automotivo e do tradicionalismo gaúcho concordam que se tratam de eventos distintos que, necessariamente, não precisariam ocorrer de forma simultânea. Entretanto, todos querem participar das comemorações do aniversário de Irati, cada qual à sua maneira: uns nas provas do rodeio e outros nos campeonatos de som automotivo.

Alerta sobre desaparecimentos
O debate sobre o uso de um aplicativo para alertar quando ocorrem desaparecimentos de pessoas, através de equipamentos como celulares, será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na próxima quarta-feira, dia 1º de julho. O alerta seria emitido pela polícia, quando procurada por familiares de crianças, adolescentes, adultos e idosos, comunicando o desaparecimento. Apoiadores da ideia defendem que o  aplicativo poderia ser desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), sem custos adicionais ao Estado. 

Maurício  Bosak reassume como vereador
Maurício Bosak (PSC) novamente tomou posse como vereador em Prudentópolis, na sessão ordinária da última segunda-feira (22). Ele assumiu a vaga de Adriano Cardozo (SD), que se licenciou novamente do cargo por tempo indeterminado para voltar a assumir a pasta de Transportes e Infraestrutura, na Prefeitura Municipal. Cardozo decidiu retomar a vaga como vereador para participar da sessão em que o ex-prefeito Gilvan Agibert  teve seu mandato cassado.  Bosak foi assessor de imprensa de Agibert durante vários anos. 

Projeto Verde é Vida
Na quarta-feira (24) ocorreu a  Mostra Científica Regional do Projeto Verde é Vida 2015, da Afubra. O evento foi em Mallet e reuniu professores e alunos do município e de Rio Azul, Irati e Teixeira Soares, que fizeram a exposição dos trabalhos que desenvolvem. Dos quatro trabalhos selecionados para a próxima fase, dois são de escolas do município de Rio Azul.

Joaquim Barbosa em Curitiba
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa participou de uma palestra-debate em Curitiba na quarta-feira (24), em que defendeu a ética na política e disse que não é candidato. O evento foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) no Paraná.


Entrosamento
Durante o V Encontro Nacional de Jornais, que ocorreu em Florianópolis, no último final de semana,  os diretores do Hoje Centro Sul tiveram a oportunidade de conversar com Roberto Messias, que ocupa cargo de secretário executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e participou de um dos painéis do evento. Messias relatou que conhece Irati, pois sempre passava pela cidade e que admira a beleza da região.