Política em Questão

Novo Ouvidor de Irati
Aluízio Martins dos Santos foi designado para atuar interinamente como Ouvidor do Município de Irati. Ele irá desempenhar essa função até que seja nomeada outra pessoa para ocupar o cargo. Por enquanto, cabe a Aluízio ser importante elo de ligação entre a população e a administração do prefeito Odilon Burgath. Aluízio trabalhava na secretaria de Comunicação deste 2013.

Situação da Santa Casa
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati, na segunda-feira (08), vereador Helio de Mello (PMDB) usou a tribuna para defender as demandas da Santa Casa de Irati. A escassez de recursos da entidade para o atendimento à população regional foi a tônica do discurso do vereador. "Precisamos sensibilizar o poder público para que coloque sua mão no bolso", disse.Ele convidou um representante da Santa Casa que participe de uma das próximas sessões do Legislativo para expor a situação, apresentando os números.  E ainda sugeriu que os recursos que forem devolvidos pela Câmara Municipal sejam destinados à entidade.

Vivendo nos Bairros
Também na sessão do dia 08, o presidente da Câmara Municipal, Vilson Menon (PMDB) informou que o Programa Vivendo nos Bairros deverá ser reativado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.  Há tempos Menon vinha defendendo que o Executivo precisava retomar esse programa, que oferece oficinas de esporte e cultura para as crianças e os jovens .


Por Leticia Torres 


Diplomação dos vereadores mirins
Na quarta-feira (10) ocorreu a Diplomação e Posse dos Vereadores Mirins, eleitos para a Gestão 2015. Os alunos participantes do projeto Câmara Mirim tomaram posse em solenidade  no Plenário da Câmara Municipal. 


Investimentos em educação
Avanços no setor educacional  são comemorados em Inácio Martins. Dentre eles, o término do Plano Municipal de Educação  e a entrega de diplomas para os alunos que concluíram o curso profissionalizante de Secretariado e Auxiliar de Escritório. O prefeito Marino Kutianski acredita que é essencial apoiar os cidadãos a buscarem melhores oportunidades, o que demanda preparo. Por isso, os investimentos em educação são constantes.

Bancada independente na ALEP
Quatorze deputados estaduais, que não se consideram de oposição e nem da base governista, agora se autodenominam uma  bancada independente na Assembleia Legislativa do Paraná. 
O grupo surgiu durante a busca por um acordo para pôr um fim à greve dos professores e foi decisivo na articulação da última proposta apresentada. Atualmente é liderado por Tercilio Turini e, da região Centro Sul,  tem como um dos integrantes o deputado Marcio Paulik (PDT), que expõe sua posição. “É fundamental que os parlamentares possam votar de acordo com as suas convicções e com total liberdade. Poderemos votar a favor do governo, mas seremos contra quando os projetos apresentados forem de encontro ao interesse público e retirem direitos conquistados”, explica.