Prefeitura anuncia início do recape asfáltico na estrada de Gonçalves Júnior




Após duas licitações em que não houveram vencedores hábeis dispostos a executar o projeto, nesta quinta-feira (28), o prefeito de Irati, Odilon Burgath, anunciou a aprovação  e a data de início das obras de recape asfáltico na estrada que liga Irati ao Distrito de Gonçalves Júnior. A pavimentação terá início já na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, quando ocorrerá a medição do trecho a ser executado e serão feitos os demais procedimentos de engenharia que antecedem a coloção da emulsão asfáltica. 

Devido ao fato das licitações para a total terceirização da obra não terem sido satisfatórias, a própria equipe de engenharia do município coordenará os serviços, utilizando-se de licitações existentes para a compra de pedras, emulsão asfáltica e locação de maquinário.  Este procedimento foi aprovado pelos técnicos da Caixa Econômica Federal e, de acordo com o secretário municipal de Fazenda, Luiz Valdir Slompo de Lara, a mudança não deverá ocasionar diferença  significativa no preço final da obra. 

Com recursos conquistados junto ao Governo Federal, no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o investimento total na obra será de R$1.300.000,00. Inicialmente, a pavimentação será no trecho que vai de Irati até 300 metros após a caixa d’água da Escola de Barra Mansa. “Boa parte da nossa população faz uso daquela estrada que ficou por anos abandonada, e era um compromisso nosso de fazer a recuperação”, afirma o prefeito.

O projeto foi dividido em duas etapas. Primeiramente, as obras chegam até 300 m após a caixa d’água de Barra Mansa. Em um segundo momento, as obras vão seguir até Gonçalves Júnior. “Muitas pessoas já estavam descrentes que essa obra iria acontecer, mas nós conseguimos essa verba para o primeiro trecho e em julho nós já vamos encaminhar a documentação para liberação do segundo trecho”, explica o vice-prefeito de Irati, Oscar Renato Berger.

No dia 19 de maio, o prefeito Odilon Burgath acompanhado pelo deputado federal Assis do Couto (PT), participou de uma reunião no MAPA para discutir a proposta de recape asfáltico da estrada de Gonçalves Júnior. “Sempre nós reforçamos essa necessidade, e graças ao deputado Assis do Couto, que tem defendido a estrada desde o início, nós tivemos acesso ao Ministério para solicitar e conquistar a aprovação desse projeto”, relata Odilon.

A estrada que liga Irati a Gonçalves Junior foi construída em 1996 e de desde então recebe apenas manutenções periódicas, o que dificulta a trafegabilidade da população.

Recentemente a Prefeitura Municipal de Irati, realizou a recuperação de 2 km da estrada, restando ainda 10 km para restauração. A estrada é essencial para o escoamento da safra agrícola, para o transporte escolar e demais atividades econômicas.

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul