Política em questão


Odilon propõe 4,41% de reposição salarial ao funcionalismo

No final da tarde desta terça-feira, dia 28, o prefeito de Irati Odilon Burgath esteve reunido com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati (Sismi) com o objetivo de discutir a reposição salarial para o funcionalismo.  Todos os cálculos referentes às possibilidades orçamentárias de Irati para a reposição foram detalhados pelo prefeito e sua equipe técnica ao presidente do  Sismi, José Bodnar, e a outros membros da diretoria do sindicato que também participaram da reunião. Chegou-se a uma proposta de reposição de 4,41% a ser paga no mês de novembro.

Porque 4,41% 

Participaram da reunião com o Sismi, além do prefeito Odilon Burgath,  os secretários municipais de Finanças, Valdir Slompo de Lara, e  de Administração, Paulo Ramos, além da contadora Joby Ayub. De acordo com o prefeito, considerando que em junho o município pagará ao funcionalismo a penúltima parcela (mais 7,3%)  do acordo dos 35%, a reposição salarial de 4,41% proposta é o máximo que o orçamento de Irati comporta. 

Professor Júnior assume como prefeito de Rio Azul

Na manhã de segunda-feira (27), ocorreu a transmissão do cargo de Prefeito Municipal de Rio Azul para o vice-prefeito Antônio França Galdino Júnior, conhecido como professor Júnior (PMDB).
O prefeito Silvio Paulo Girardi (PSC) ficará afastado do cargo por 30 dias por motivos de saúde, quando deverá realizar uma cirurgia.

Continuidade

Como prefeito em exercício de Rio Azul, o professor Júnior destaca que dará continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados sob o comando de Girardi, seguindo o planejamento que eles traçaram em conjunto desde o início do ano.  Como exemplo, ele ressalta a manutenção das estradas rurais, a modernização do trânsito com sinalização horizontal e vertical e instalação de semáforos, dentre outras ações.  

Hora de fazer sugestões

Durante a sessão da Câmara Municipal de Irati deste dia 27, fez parte do Expediente o  Projeto de Lei 037/2015, do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para Elaboração do Orçamento do Município de Irati para o exercício financeiro de 2016, que se tornará a Lei de Diretrizes Orçamentárias. E é baseado nesta lei que o Orçamento para o próximo ano será definido. Agora é hora dos vereadores questionarem e sugerirem ações.

Vivendo nos bairros

Os vereadores Vilson Menon e Rafael Lucas comentaram, na sessão de segunda-feira (27), sobre o projeto Vivendo nos Bairros que, atualmente, está desativado. Eles solicitaram ao Executivo que o projeto que oferecia oficinas de esporte e cultura para crianças e adolescentes nos bairros, volte a ser desenvolvido.

Cartório Eleitoral

Desde segunda-feira (27), os moradores de Teixeira Soares e de Fernandes Pinheiro já podem utilizar o novo Cartório Eleitoral, edificado no município de Teixeira Soares. Um prédio amplo e moderno foi construído para que os eleitores tenham mais comodidade ao utilizarem os serviços da Justiça Eleitoral. Satisfeito, o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD) comemorou mais esta conquista.     

Por Letícia Torres/Hoje Centro Sul