Para aprender a ler não tem data nem Idade

Iniciado em maio do ano de 2013, o Projeto de Incentivo à Leitura do Jornal Hoje Centro Sul está presente em diversas escolas da região. São enviados semanalmente cerca de 2 mil  jornais para alunos de escolas estaduais e municipais, nas diversas cidades de abrangência do Hoje Centro Sul.

Equipe EJA
Criado com o intuito de formar cidadãos mais críticos, capazes de usar adequadamente a língua portuguesa em suas modalidades escrita e oral, refletindo sobre o que leem e escrevem, o Projeto de Incentivo à Leitura do Hoje Centro Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Irati, decidiu propiciar, neste ano,  também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) momentos que possam despertar o gosto pela leitura e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

 O jornal é disponibilizado para a escola juntamente com uma apostila didática, que auxilia o professor com brincadeiras pedagógicas e sugestões de maneiras diferenciadas de utilizar o jornal na sala de aula. A apostila também detalha os objetivos do projeto, além de solicitar a avalição periódica das iniciativas realizadas e seus resultados.

Além dos jornais enviados semanalmente e da apostila pedagógica o Jornal Hoje Centro Sul também oferece auxílio para as escolas através de palestras e visitas à redação.
A EJA da cidade de Irati começou, neste semestre, a participar do projeto que além de estimular crianças e adolescentes, também atenderá aquelas pessoas que por algum motivo não puderam ser alfabetizadas quando crianças.

 "Para enriquecer ainda mais o projeto, divulgaremos em nossas páginas bissemanais matérias escritas por alunos do EJA, contendo toda a simplicidade de escrita e de personalidade de cada escritor", conta a diretora de Jornalismo do Hoje Centro Sul, Letícia Torres. Ela ressalta que tanto a equipe do jornal, como as professoras, diretoras e pedagogas da Secretaria Municipal de Educação de Irati, acreditam que  não existe idade para se criar gosto para leitura, que auxilia as pessoas a serem capazes de mudar suas perspectivas de vida.
A secretária municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi comenta que o projeto em parceria com o Jornal Hoje Centro Sul vem somar às ações que estão sendo feitas para a educação dos jovens e adultos em Irati.

"Os alunos que frequentam o Centro na Escola Padre Wenceslau, com este projeto, terão a oportunidade de conhecer a imprensa. Como gênero textual, o jornal especificamente, possibilitará aos alunos da EJA participar de  ações com vistas à alfabetização e o letramento, além de se reconhecer como sujeito histórico", finaliza a secretária.

Silmara Andrade/Hoje Centro Sul