Equipe EJA |
O jornal é disponibilizado para a escola juntamente com uma apostila didática, que auxilia o professor com brincadeiras pedagógicas e sugestões de maneiras diferenciadas de utilizar o jornal na sala de aula. A apostila também detalha os objetivos do projeto, além de solicitar a avalição periódica das iniciativas realizadas e seus resultados.
Além dos jornais enviados semanalmente e da apostila pedagógica o Jornal Hoje Centro Sul também oferece auxílio para as escolas através de palestras e visitas à redação.
A EJA da cidade de Irati começou, neste semestre, a participar do projeto que além de estimular crianças e adolescentes, também atenderá aquelas pessoas que por algum motivo não puderam ser alfabetizadas quando crianças.
"Para enriquecer ainda mais o projeto, divulgaremos em nossas páginas bissemanais matérias escritas por alunos do EJA, contendo toda a simplicidade de escrita e de personalidade de cada escritor", conta a diretora de Jornalismo do Hoje Centro Sul, Letícia Torres. Ela ressalta que tanto a equipe do jornal, como as professoras, diretoras e pedagogas da Secretaria Municipal de Educação de Irati, acreditam que não existe idade para se criar gosto para leitura, que auxilia as pessoas a serem capazes de mudar suas perspectivas de vida.
A secretária municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi comenta que o projeto em parceria com o Jornal Hoje Centro Sul vem somar às ações que estão sendo feitas para a educação dos jovens e adultos em Irati.
"Os alunos que frequentam o Centro na Escola Padre Wenceslau, com este projeto, terão a oportunidade de conhecer a imprensa. Como gênero textual, o jornal especificamente, possibilitará aos alunos da EJA participar de ações com vistas à alfabetização e o letramento, além de se reconhecer como sujeito histórico", finaliza a secretária.
Silmara Andrade/Hoje Centro Sul