Novos secretários são nomeados para a administração municipal em Irati

Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico,  Fernanda Popoaski.; 
Planejamento e Coordenação, Claudio Ramos; 
Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Leoni Ribas

No final da tarde desta terça-feira (26), o prefeito municipal de Irati, Odilon Burgath, nomeou três novos secretários municipais,  que comandarão as pastas de Cultura, Planejamento e Agropecuária.

Na Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, assumiu a historiadora Fernanda Popoaski. "Quero destacar o brilhante conhecimento técnico dela com a nossa cultura, pois além de historiadora ela é mestre em Políticas Públicas pela UNAM – Argentina, tendo trabalhado arduamente por sete anos no Instituto Equipe de Educadores Populares, desenvolvendo ações e projetos com base em povos e comunidades tradicionais", afirmou Burgath.

A nova secretária substitui Claudete Basen, que pediu exoneração no dia 13 de maio. Além do trabalho junto às comunidades populares, Fernanda Popoaski é participante de vários conselhos municipais enquanto membro da sociedade civil. "Com todo esse currículo, fico muito tranquilo sabendo que ela não medirá esforços para dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado", comenta o prefeito. 

Claudio Roberto Ramos deixa a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, que vinha comandando deste 2013, para assumir a Secretaria de Planejamento e Coordenação.  Burgath ressalta que enquanto Claudio Ramos esteve à frente da Secretaria de Agropecuária, vários avanços foram obtidos. "Dentre eles, a mais recente conquista que foi o lançamento do Programa Solo Fértil, com entrega de equipamentos agrícolas para núcleos de associações de agricultores", relembra o prefeito.

Desde que Valdecir Aksenen precisou voltar a integrar os quadros do magistério estadual, em fevereiro, e teve de deixar a Secretaria de Planejamento,  Sandro Podegurski vinha cumulando a chefia das secretarias de Arquitetura e de Planejamento.  Pelo grande volume de trabalho em cada secretaria, o Município de Irati necessitava de um responsável em cada pasta e houve o remanejamento de Claudio Ramos para a Secretaria de Planejamento e Coordenação. 
Para comandar a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar foi nomeado o técnico em agropecuária com ênfase em agricultura desenvolvida e sustentável, Leoni Ribas. "É um secretário que além de capacidade técnica é agricultor familiar, possuindo a vivência diária do homem do campo", finaliza Burgath.


Da Redação/Hoje Centro Sul