Maio Amarelo estende atividades no decorrer do ano

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito, a Câmara Municipal de Irati aprovou dia 6 de abril, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 005/2015, que dispõe sobre a instituição de Campanha Educativa “Maio Amarelo”, visando a conscientização da população para evitar e baixar estes altos índices de mortes no trânsito.

Arquivo/Hoje Centro Sul

Com o projeto aprovado, a Comissão Municipal de Trânsito realizou reunião no dia 14 de abril para discutir as ações do Maio Amarelo. Ficou definido que através de palestras e distribuição de material didático, a Guarda Municipal de Irati, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realizariam o trabalho de conscientização nas escolas.

Entretanto, o secretário de Obras e Serviços Urbanos e integrante da Comissão Municipal de Trânsito, Luciano Menon, afirma que não houve tempo hábil para produzir todo o material necessário para a campanha, por isso as atividades não foram desenvolvidas no mês de maio. “Na verdade o Maio Amarelo alavancou uma campanha que vai se estender até o fim do ano, com palestras nas escolas e ações na Rua Munhoz da Rocha uma vez por mês, provavelmente nos sábados”, explica.

Outras Iniciativas

Além das atividades desenvolvidas em parceria com a Prefeitura Municipal de Irati, a Guarda Municipal de Irati pretende colocar em execução um projeto para conscientização no trânsito. A iniciativa partiu da própria Guarda Municipal, que também pretende desenvolver ações nas escolas do município. “Nós só estamos esperando o material ficar pronto para começarmos com o projeto. A ideia é disponibilizar uma equipe que trabalhe com isso o ano todo”, explica o subcomandante da Guarda Municipal de Irati, Sergio Santana.

Segundo Sergio, serão realizadas palestras, além da distribuição de cartilhas e sorteio de brindes para os alunos. “Foram produzidas camisetas e também haverá sorteio de um tablet, nós ainda estamos pensando como vamos fazer essa premiação, provavelmente um concurso que premia a melhor frase sobre o trânsito, mas isso ainda está para ser visto. A certeza é que vamos trabalhar com todas as escolas, inclusive as do interior”, ressalta.

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul