Anciã, de 102 anos, descobre que o jornal é para todos




Dona Otacília Ferreira tem 102 anos e é moradora do Conjunto Bela Vista, em Teixeira Soares, Pr.


Na última sexta-feira (22), das mãos do prefeito Ivanor Mueller (PSD), ela recebeu a chave da sua primeira casa própria. A primeira casa em alvenaria, com luz elétrica e banheiro. 




O momento foi registrado pela equipe do Jornal Hoje Centro Sul e a imagem sui generis estampou a capa da edição desta quarta-feira, dia 22. Mesma data em que levamos o jornal para Dona Otacília.

Ela emocionou-se duas vezes: “Eu nunca tinha aparecido no jornal”, disse.

E assim começou a relembrar o tempo de menina, quando pela primeira vez pegou  um jornal em mãos já era mocinha. “Antigamente só rico aparecia no jornal, por que vocês me puseram aqui?”, indagou, com um sorriso, a anciã.

Pois, o Hoje Centro Sul, respondi, foi feito para todos.  Para ricos e pobres, brancos e negros, alemães, polacos, ucranianos, enfim, todos  podem ter suas histórias relatadas no Hoje Centro Sul.

Saímos de lá derramando lágrimas. Presenciamos as condições onde ela vivia e a bela casa pra qual ela vai mudar-se dentro de dois dias.

 As chaves já estão em mãos,  mas faltam pequenos detalhes que os filhos delas estão providenciando para a mudança.

Com jornal entre as mãos, ao despedir-se, com seu jeito simples de falar e um pouco difícil de entender dada a sua idade, mais com lágrimas nos olhos que não precisavam de palavras para expressar sua emoção, ela disse: “Vou guardar.”  E nós sabemos que guardará até o final da vida, Dona Otacília.


Crônica e fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul 



Momento em que D. Otacília recebeu as
chaves, na última sexta-feira (22)



A "bela vista" da casa de D. Otacília