Tradicionalistas iratienses são homenageados - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tradicionalistas iratienses são homenageados

@Sergio Popo/Hoje Centro Sul

“Trata-se de um reconhecimento em nome do povo, como forma de valorizar a importância destes tradicionalistas, ícones da cultura local”, destaca o vereador Hélio de Mello

A Câmara Municipal de Irati homenageou com Moção de Aplausos, na noite do dia 27 de abril, os participantes das cavalgadas realizadas em alusão ao aniversário do município e ao tropeirismo da região. O proponente, Vereador Hélio de Mello reconheceu os cavaleiros por seus atos que valorizam a cultura histórica e religiosa da cidade, integrando os costumes tradicionalistas das comunidades urbanas e rurais. A Mesa foi composta pelo Presidente Vilson Menon, Secretário de Esportes Roni Surek, representando os tradicionalistas de Irati Oscar Ruva e o vereador Hélio de Mello.

    O Secretário de Esportes de Irati, Roni Surek, um dos homenageados da noite, agradeceu em nome do prefeito Odilon o importante reconhecimento. “Essa cavalgada além de homenagear Irati, surgiu da inspiração e da fé dos participantes. A primeira foi realizada em 2012, com muitas dificuldades, sem cavalos, os quais foram emprestados, graças ao companheirismo de grandes amigos, que colaboraram para que a cavalgada fosse realizada. Foram oito dias de muita aventura. A segunda foi realizada abaixo de chuva, três dias de muita coragem e garra, mas graças à receptividade de amigos conseguimos chegar ao fim da jornada. Na terceira, não participei ativamente, mas os cavaleiros atravessaram Irati com orgulho e satisfação”, frisou Surek agradecendo os vereadores e principalmente ao proponente Hélio pela homenagem.

    Élcio Menon, um dos organizadores do evento, agradeceu ao proponente Hélio pela Moção, destacando a importante participação do vereador também nas cavalgadas. Agradeceu aos vereadores Wilson Karas e Valdenei Cabral da Silva, que abriram as portas das suas casas para acomodar os participantes durantes as cavalgadas e aos demais vereadores pela aprovação da homenagem. “Estamos lisonjeados com o reconhecimento, pois cada um dos participantes tem uma história particular para contar, uma lenda viva no tropeirismo”. Élcio também frisou a importância da tradição popular. “Hoje temos jovens participando, como o Rafael Floriani, tropeiro mais jovem da cavalgada, que segue os passos da família”, ressaltou Menon destacando a importância do dia 26 de abril quando se comemora o Dia dos Tropeiros no Paraná.

José Ronaldo Ferreira aproveitou a oportunidade para cumprimentar a todos e reafirmar a importância do tradicionalismo da região. “Deixo um forte abraço ao meu companheiro Oscar Ruva, meu grande incentivador ao tradicionalismo”.

O proponente Hélio de Mello fez um breve relato sobre a história do Tropeirismo no Brasil, afirmando que hoje em dia ficou mais difícil manter e sobreviver com o trabalho autêntico de tropeiro, porém, há um enorme esforço para se resgatar e preservar esse patrimônio. “Percebemos a importância da atividade dos tropeiros de diferentes maneiras, desde o abastecimento até a ocupação no interior do Brasil, contribuindo para a formação de diversas vilas e cidades. Portanto, esta homenagem se justifica pelo reconhecimento devido aos participantes, que por seus atos valorizam a cultura histórica e religiosa da nossa cidade. Trata-se de um reconhecimento em nome do povo iratiense, como forma de valorizar a importância do feito, por trazer orgulho e por bem representarem o município, com dedicação e responsabilidade, além de serem ícones da cultura local”.

Ao final, o presidente Vilson Menon cumprimentou a todos, seguindo para a entrega de certificados de Moção de Aplausos aos homenageados, os quais foram aplaudidos publicamente, pelos seus atos que resgatam e valorizam a cultura local.

Assessoria Câmara de Irati