Radio Radar levanta telão e conquista o público no Superstar

No último domingo, 26, a banda iratiense RadioRadar participou do programa Superstar, da Rede Globo. No terceiro programa da segunda temporada, a banda foi a primeira a subir no palco e trouxe a música Times Like These, sucesso na voz da banda norte-americana, Foo Fighters.
Com 70% de aprovação do público votante, a RadioRadar fez o telão subir e conquistou a classificação. Os jurados Sandy e Paulo Ricardo deram “sim” a banda, que foi apadrinhada pelo ex-vocalista da RPM.

@Divulgação

Com a aprovação de outras bandas, a RadioRadar acabou indo para a repescagem, que acontece no dia 10 de maio. “Esperamos que no próximo programa todos se mobilizem com a gente, divulgando e votando para passarmos para a próxima fase”, diz Vitor Martim, vocalista da RadioRadar.

A banda
Formada em 2005, originalmente, por Vitor Martim na voz e violão, Diego Gutierrez na guitarra e Daniel Trevisan na bateria, a RadioRadar teve diversos músicos contratados, até a efetivação do baixista  Kleber Mattos, em 2012. “Todos já tocavam rock em outras bandas e se conheciam dos shows e amigos em comum. Em 2005, o Vitor queria investir no trabalho autoral e convidou eu [Diego] e o Daniel pra fazer um trampo mais sério. Entramos em estúdio naquele ano e o resto aconteceu naturalmente”, conta o guitarrista Diego.

O vocalista Vitor explica como surgiu o nome da banda. “Tem dois motivos: primeiro, que soa legal tanto em português quanto no inglês, já que a tradução é a mesma e tem uma sonoridade boa. O segundo, é que tem tudo a ver com as bandas oitentistas que a gente ouve como Legião Urbana, Capital Inicial, e por aí vai”.

A RadioRadar sempre teve foco em produzir material autoral e tem como influências musicias: Legião Urbana, Capital Inicial, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, U2, Bon Jovi, Guns N' Roses, Beatles, Queen e Foo Fighters. Cada um dos integrantes tem sua profissão, Diego é caminhoneiro, Daniel é corretor de imóveis, Kleber é estudante de Engenharia Civil e Vitor é técnico em Raio-X, e todos conciliam suas atividades com a paixão pela música.

Superstar
Sobre a participação no programa, o baixista Kleber explica que a inscrição foi feita em dezembro pela internet. “Mandamos um vídeo com a gente tocando nossa música Tão perto e foram 5 mil bandas inscritas de todo o Brasil e de todos os estilos. Foi difícil manter segredo sobre a nossa participação no programa, tínhamos muita vontade de compartilhar com as pessoas, mas o formato é esse mesmo, então aguentar isso fazia parte do pacote”, afirma.

O baterista Daniel diz que é um orgulho para a banda levar o nome da cidade de Irati para todo o Brasil. “Estamos muito felizes com o enorme apoio que temos recebido na cidade e na região. Aliás, outras regiões do estado também estão nos apoiando e queremos agradecer por toda essa força”, conclui.

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul