Irati vai sediar Jogos Universitários

@Live Eventos
Nesse final de semana,  a cidade de Irati receberá acadêmicos de toda região sul do Brasil para os Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS), entre os dia 01 e 04 de maio. A competição será realizada no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Jr (Batatão) e vai ser disputada por times representantes de 17 universidades dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Os jogos devem contar com cerca de 500 estudantes de cursos relacionados à comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas entre outros, divididos nos esportes futsal, basquete, handebol, vôlei e tênis de mesa. Além disso, duas festas complementam a integração dos acadêmicos.

Segundo Geovana Gorski, uma das organizadoras do evento e que também faz parte da associação atlética da delegação da Universidade Federal do Paraná, a escolha de Irati se deu pelas características da cidade. “Além da preferência ser sempre por cidades menores, que é quase uma característica dos próprios jogos, também não fica tão longe a ponto de ser inacessível para nossos companheiros de Santa Catarina ou do interior do Paraná”, conta.

A Secretaria de Esportes de Irati é parceira da organização estudantil responsável pelo evento. Fruto dessa parceria são as premiações em medalhas e troféus, o lugar das competições, além de estarem presentes na negociação junto aos lugares que servirão como alojamento, a Unicentro e o CAIC. “Desde o começo as conversas entre a organização e a secretaria foram boas, deu para ver que a cidade se mostrou contente em receber os Jogos”, aponta Gorski.

O JUCS acontecem desde 2006 e as sedes são transitórias, no último ano a cidade sede foi Jaraguá do Sul em Santa Catarina. Essa é a primeira vez que Irati recebe os jogos. Débora Baldissera é da Associação Atlética Graus Bons, da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo terceiro ano fará parte dos jogos e está ansiosa para esse ano. “A gente vai com mais de 40 pessoas, esperamos conseguir o título geral esse ano, estamos treinando para isso, mas o mais importante é a integração”, relata Débora que se diz apreensiva com o clima local, já que estuda em uma universidade no litoral e, provavelmente, vai ter que conhecer o frio de Irati.

Outra atlética que vem para a competição é a Lhama, da Universidade Estadual de Maringá. Laís Marçal é da organização dos jogos e integrante da delegação maringaense e para ela o que realmente importa vai além das quatro linhas da quadra, “O JUCS abre portas para a discussão da área da comunicação com os contemporâneos de outras faculdades, proporciona o networking entre os alunos. Existem muitos casos na história dos Jogos em que membros de atléticas rivais acabam trabalhando juntos, virando sócios”, explica Laís.

Raphael Gierez/Hoje Centro Sul