3ª Etapa do Campeonato Iratiense de Kart aconteceu no domingo (26)


Final de semana com a adrenalina na flor da pele para os amantes do automobilismo. No domingo (26), aconteceu a 3ª Etapa do Campeonato Iratiense de Kart no Kartódromo Ildefonso Zanetti


O campeonato é bem familiar. Amigos, primos, tios e familiares competem nas etapas ao longo do ano. Pais, mães, irmãos e amigos estão ali, do lado, dando o maior apoio e muitas vezes contribuindo como serviços mecânicos.

Rafael Ruteski é vice presidente da Associação Amigos do Kart de Irati (AKI) e explica que o Campeonato Iratiense de Kart se divide em 3 categorias, são: V4, Força Livre e Iniciantes. Os Iniciantes competem com Karts 4 tempos e os pilotos da categoria Força Livre competem com Karts 2 tempos, nacionais e importados. Já a categoria V4, exige mais experiência do piloto, pois o motor de 125 cilindradas, 2 tempos é muito potente, porém qualquer um que obtenha um V4 pode participar das etapas, basta apenas fazer um teste no sábado, provando que sabe pilotar.

O Kartódromo de Irati está vinculado à Federação de Automobilismo e apenas competições regionais ocorrem no Kartódromo Ildefonso Zanetti. Participam também pilotos de Ponta Grossa, Imbituva, Teixeira Soares e região, pois, segundo Ruteski, há poucos Kartódromos no Paraná, contabilizando dez ao todo.

Os pilotos também se orgulham da pista de Irati, onde estrelas dos automobilismo já correram. A pista que mede 1.000 metros já recebeu, por exemplo, Maurício Gugelmin, que correu no Kart nos anos 80. O vice-presidente da AKI relata que a procura pelo esporte vêm crescendo na região, "inclusive o Kartódromo está aumentando com a construção de mais box para novos associados", finaliza.



@Lucas Felipe
   Novidade

Nesta etapa do dia 26 a novidade foi que os organizadores lançaram a Copa Imprensa. Ocorreu a primeira corrida entre integrantes da imprensa local, estando disponível dois Kart para cada equipe. Ruteski diz que a diretoria pretende manter a iniciativa ao longo do campeonato.





@Sergio Popo/Hoje Centro Sul
   Destaque

Crhistina Hilgemberg Bueno foi a campeã desta etapa. Ela representou muito bem as mulheres, pois conquistou a pole position e liderou a corrida toda. Crhistina é moradora de Teixeira Soares, corre desde 15 anos de idade e havia ficado dois anos sem participar de competições. Neste dia (26) Crhistina voltou em grande estilo, pois é a única pilota do campeonato e subiu no podium erguendo o troféu de 1º lugar.


Confira o vídeo produzido pela equipe do Jornal Hoje Centro Sul. E logo abaixo fotos do evento.

Imagens e texto: Sergio Popo/Hoje Centro Sul
Edição: Sergio Popo




Fotos, clique para ampliar.