Período da Quaresma traz proposta de renovação e preparação para a Páscoa

A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. Ela é celebrada por algumas igrejas, como a Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana. A Quaresma compreende um tempo de preparação para a celebração da festa pascal, onde são realizados jejuns, abstinência de carne em determinados dias, caridade e orações.

Arquivo/ Hoje Centro Sul 
O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati, padre Elcio José Gutervil, explica que a Quaresma traz uma proposta de renovação para a Igreja. “A quaresma representa uma proposta de renovar. Renovar a vida a partir do Cristo que se doa. E, por isso, toda a espiritualidade que é própria deste tempo, e o cristão efetivo sabe disso, é aprofundada com as reflexões das missas”, diz.

Sob o lema ‘Eu vim para servir’, a Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema central para as reflexões a ligação entre Igreja e Sociedade. Para o padre Elcio, o tema vem ao encontro da proposta da Quaresma, que, nesse período, atrai mais fieis à Igreja. “Este espírito de reconciliação, perdão (confissão) é bem expressiva. O Cristão brasileiro se identifica com o Cristo que sofre e se entrega pelo bem da humanidade. Essa situação vai ao encontro do lema da Campanha da  Fraternidade (‘Eu vim para servir’). Em estado de graça, livre, esse espírito é mais harmonioso. Isso também contribui para os exercícios espirituais: oração, também missa, jejum e a caridade”, ressalta.

Durante o período da Quaresma, os fieis seguem algumas penitências, como momentos dedicados à oração, jejum e abstinência de carne e práticas de obras de caridade. Apesar de ser algo celebrado todos os anos, as penitências da quaresma, muitas vezes, acabam sendo deixadas de lado pelos mais novos. Porém, para o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati, os valores ainda se mantêm.

 “Eu não creio que o respeito pela Quaresma esteja diferente. Os valores não se perderam. Quem é Cristão católico respeita e caminha na proposta de Cristo e da sua Igreja”, finaliza.


Programação para a Quaresma
Paróquia Nossa Senhora da Luz (centro): via-sacra todas as terças e sextas-feiras, sempre às 19h30. Missas nos sábados às 18h. Cultos domingos às 8h30, 10h e 18h. Missa e novena nas quartas-feiras às 15h e nas quintas às 19h.
Paróquia São João Batista (Vila São João): via-sacra toda sexta-feira às 19h30. Grupo de oração nas terças-feiras às 19h30. Missas nas quartas às 19h; no sábado às 18h e no domingo às 10h. Novenas nas quartas-feiras às 18h30.
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rio Bonito): via-sacra toda sexta-feira às 20h30. Missa e novena nas quartas-feiras às 16h30h e 19. Orações na terça-feira às 20h. Grupo de oração na quinta-feira às 19h30. Missas nos sábados às 18h e domingos às 8h, 10h e 18h.


 Kyene Becker/Hoje Centro Sul