Não temos nada a esconder", afirma prefeito de Inácio Martins à população e membros da CEI

Recentemente, a Câmara Municipal de Inácio Martins instaurou uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar eventuais irregularidades na contratação de obras públicas em 2014. O pedido foi feito através do Requerimento No 01/2015 pelos vereadores Jorge Ferreira de Almeida (PSD), Osvaldir Nunes Pereira (PT) e Sidnei Lopes (PSB).

O prefeito municipal de Inácio Martins, Marino Kutianski, enfatiza que  todos os documentos referentes às licitações estão à disposição tanto dos membros da CEI, como dos demais vereadores e também da população.  "A prefeitura sempre está de portas abertas, o nosso setor de licitações também. O nosso trabalho é lícito, nós não temos nada para esconder. Não só os vereadores, mas todo cidadão, através de requerimento, tem o direito de vim ver como está a parte de licitações, tem o direito de pedir informações sobre qualquer tipo de licitação", ressalta Kutianski.

Na justificativa do Requerimento  No 01/2015 encaminhado pelos vereadores para a formação da CEI consta que foi solicitada a retirada do processo  de licitação (original) referente à obra do Posto Central do prédio da Prefeitura Municipal, em carga, por 72 horas. E que a administração negou a retirada do mesmo, por se tratar de "documento administrativo" cuja guarda compete ao Executivo e que deve ser arquivado por vinte anos. Ainda segundo a  justificativa do Requerimento  No 01/2015, o Executivo também respondeu, no ofício 26/2015, que o processo licitatório está disponível para consulta na sede do Paço Municipal e que poderiam ser feitas cópias do mesmo, com as custas por conta do solicitante.

Pelo fato de não ter sido permitida a retirada do processo original do Paço Municipal e da especificação de que os custos das cópias seriam por conta do solicitante (Câmara Municipal), houve a formação da CEI.

Sobre a CEI, o prefeito Marino Kutianski comenta: "Estamos à inteira disposição desta comissão dos vereadores. Não temos nada para esconder. Pode ter certeza que o nosso trabalho é feito de forma limpa e estamos aqui  para esclarecer  qualquer dúvida.  Agora, quanto ao vereador Jorge Ferreira de Almeida, que diz que o prefeito não atende, eu já o convidei várias vezes para vir no meu gabinete e ele nunca veio.  Então, ele não pode dizer que o prefeito não tem um diálogo com os vereadores. O meu gabinete está aberto para todos os vereadores e para toda a população, nós atendemos a todos que nos procuram aqui na prefeitura".

Andamento da obra

Quanto à obra do Posto Central de Saúde, o prefeito explica  que se trata de um convênio firmado com o governo do Estado, que a empresa já efetuou praticamente 60% da obra e até o período recebeu 20% apenas.  "Então nós não recebemos a obra ainda, não foi finalizada a obra. E o município pagou até o momento 20% da obra", diz Marino Kutianski.  Ele relata que os pagamento foram efetuados conforme planilha elaborada por engenheiros da prefeitura.   "Pode ter certeza que a gente não privilegiou ninguém em licitação. Todo o trabalho nosso é feito com o objetivo de obter economia para o município. Então não existe superfaturamento nenhum em obra, nós seguimos uma planilha", finaliza.

Melhor pelo município

Marino Kutianski ressalta que sua administração é voltada para o povo,  está buscando  atender as reivindicações da melhor forma possível, fazer obras e firmar convênios.  "Eu fui eleito para fazer o melhor pelo município e estou fazendo o meu trabalho, mesmo com toda a dificuldade que a gente está enfrentando,  tanto no Governo do Estado, como no Governo Federal,  não estamos medindo esforços para que possamos dar o melhor para a nossa população.  Estamos a um ano e três meses de mandato, conseguimos muito para Inácio Martins neste período", diz.



Letícia Torres/Hoje Centro Sul