![]() |
@Divulgação |
Em agosto de 1960, custeada pelos próprios membros da Igreja, iniciou-se a construção do templo de madeira que levou dois meses para ser erguido. Entre as primeiras famílias que formaram a Congregação estão: Família Boiko; Famílias Mittelbach, Born, Iurk e Felde; Famílias Rost e Rain; Famílias Axt, Deuner, Breitenbach e Formehl; Família Stelle; Família Rech, entre outras.
Em 1995, iniciou-se a construção do templo atual. Parceria, dedicação, dificuldades, fé, companheirismo, doações, mutirões, entre outros fatores, foram essenciais para a conclusão da obra que foi inaugurada em 14 de dezembro de 1997.
A Igreja hoje
A Congregação da Paz de Irati, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, é formada por 230 pessoas. A paróquia que conta atualmente com 350 fiéis, abriga a Congregação da Paz de Irati, de Fernandes Pinheiro e de Rebouças, e mais cinco pontos de pregação em São Mateus do Sul, Rio Azul, Assentamento Avencal em Fernandes Pinheiro, Guamirim e na Vila São João em Irati.
Além dos cultos, onde toda a comunidade é reunida, também há o grupo de leigos (homens), de servas (mulheres) e de jovens. Esses três grupos se reúnem uma ou duas vezes por mês. “Esses encontros acontecem para discussão de conceitos bíblicos e como uma forma de integração entre esses grupos. Também organizamos grupos de estudos bíblicos que acontecem nas casas, uma vez por mês. Para as crianças há a escola bíblica, onde aprendem sobre a palavra de Deus de uma forma mais apropriada para elas”, explica o pastor da Congregação da Paz de Irati, Wylmar Klippel.
Em comemoração aos 60 anos da Congregação, a Igreja organizou uma palestra com o tema “Família, suas convicções e seu testemunho”, uma cantata sobre a parábola do Filho Pródigo, além do culto especial e do almoço.
Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul