Irati: Campanha junta lacres para manutenção do Hospital Erasto Gaertner - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sábado, 21 de março de 2015

Irati: Campanha junta lacres para manutenção do Hospital Erasto Gaertner

Os estudantes do Colégio Xavier da Silveira, os jovens do TLC e o escritório Ramon Pires 
Engenharia estão à frente da campanha

Numa mistura de solidariedade e preservação ao meio ambiente, a campanha organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner junta lacres de latinhas para ajudar na manutenção do hospital. Segundo informações da equipe da Rede, a utilização somente dos lacres é justificável, porque o material é mais valioso do que as latinhas nas negociações do reciclável.

Doações em Irati

Ainda que seja uma iniciativa independente da Rede Feminina, a campanha se espalhou para diversas cidades. Em Irati, os pontos de arrecadação estão na Biblioteca do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, na sede do Jornal Hoje Centro Sul, no escritório Ramon Pires Engenharia (Rua Dr. Fernando Seiler Rocha, 35) ao lado da Massagens Doralice Chiczta, e nas escolinhas do TLC (no 2º domingo de cada mês, às 14h30, na Paróquia São Miguel). Para que as doações sejam entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer é necessário juntar 63 Kg de lacres, que equivale a 120 garrafas PET de 2 litros.


Ramon Pires, engenheiro civil, explica como começaram a campanha. “A idéia de juntar lacres surgiu quando minha a mãe a professora Marta, que cuida da Biblioteca do Xavier começou a fazer isso com as colegas e com os alunos. Mais do que ajudar o hospital e os guerreiros do Erasto estamos contribuindo para uma nobre causa ambiental”.

Os 63 Kg necessários para a doação já estão quase completos no Colégio Xavier, mas, segundo as funcionárias da biblioteca, a idéia é continuar incentivando os alunos e a comunidade para dar início a um novo ciclo de arrecadações. A coleta dos lacres começou no colégio a partir do segundo semestre de 2014 e seis meses depois eles estão conseguindo fechar as 120 garrafas. Por isso o incentivo, quanto mais pessoas doarem, mais rápido um ciclo de arrecadação se fecha.

Manutenção e não mais cadeiras de rodas

Até 2012, os lacres juntados eram trocados por cadeiras de rodas. Entre junho de 2010 e julho de 2012, a empresa Frato Sul recebia os lacres doados e em troca entregava as cadeiras para o hospital. Nesse período foram 31 entregas de garrafas PET cheias de lacres que resultaram em 29 novas cadeiras. Agora, com o fechamento da empresa Frato Sul em Curitiba, essa parceria toma novo rumo, com a venda dos lacres arrecadados para empresas de reciclagem. Dessa forma, o dinheiro será revertido para a manutenção do Hospital.

Serviço:

Pontos de coleta em Irati:
Colégio Antonio Xavier da Silveira (Rua N.Sra. de Fatima, 815)
Jornal Hoje Centro Sul (Rua N. Sra. de Fatima, 661)
Ramon Pires Engenharia (Rua Dr. Fernando Seiler Rocha, 35)
Escolinhas do TLC (todo 2º domingo, às 14h30, Paróquia São Miguel)
Saiba mais sobre a campanha:
Hospital Erasto Gaertner
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Fones: 3361- 5135 e 3361- 5000
www.erastogaertner.com.br.

Texto: Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul

Fotos: Silmara Andrade
/Hoje Centro Sul