Homem morre ao fazer limpeza de poço em Rebouças

Da Redação Najuá, com reportagem de Sérgio Soriani/ Rádio Alvorada 

@Rádio Alvorada 
Trabalhos de limpeza num poço artesiano resultaram numa morte na manhã desta sexta (27), na localidade de Marmeleiro, interior de Rebouças. Uma segunda vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e removida para a Santa Casa de Irati. A solicitação aos bombeiros foi registrada às 10h50.

De acordo com o sargento Visinoni, do Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local para o atendimento da solicitação, a equipe verificou a existência de duas vítimas dentro do poço, com 12 metros de profundidade. O resgatista, ao descer, observou que uma delas já se encontrava em óbito. Os bombeiros acreditam que a causa do acidente e da morte de uma das vítimas tenha sido a falta de oxigenação dentro do poço, que estava sendo limpo para uso. “Devido à formação de gases que se acumulam dentro do poço, as vítimas ficaram sem ar para respirar”, explica.

O investigador Ricardo, da Polícia Civil de Rebouças, esteve no local averiguando a situação.

Conforme a Polícia Civil, a vítima foi identificada como José Marcos da Silva, de 40 anos. Nos levantamentos preliminares, a polícia constatou que a morte foi, de fato, ocasionada por acidente e recomenda, também, o cuidado ao executar trabalhos similares.

O corpo de José Marcos da Silva foi encaminhado ao IML de Ponta Grossa. O sobrevivente foi identificado como Sergio Janiski, de 53 anos, foi encaminhado à Santa Casa de Irati, com ferimentos graves com risco à vida.

Sergio foi içado com o auxílio de cordas, por um bombeiro que desceu no interior do poço. Essa vítima já estava sofrendo uma parada respiratória devido à falta de oxigênio no interior da estrutura. “Administramos oxigênio para ela e a retiramos do poço e usamos um aparelho de ar comprimido para descer no poço”, comenta o bombeiro.

O sargento explica que é necessária a adoção de alguns cuidados para a realização desse tipo de serviço, pois no interior desses poços geralmente se acumulam gases. “O que aconteceu aqui foi que uma pessoa passou mal e o segundo que tentou resgatar o que estava passando mal também sofreu um mal súbito com a falta de oxigênio e, se não fosse a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros a tempo, seriam duas vítimas em óbito”, avalia Visinoni.

Confira mais no site da Najuá