Vereadores acompanham Audiência Pública de prestação de contas da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Irati realizou na noite do dia 24 de fevereiro, na Câmara Municipal Audiência Pública para prestar contas do terceiro quadrimestre de 2014, em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal. A Audiência contou com a participação do Vereador e Secretário da Comissão de Finanças e Orçamento, Emiliano Gomes e do 1º Secretário Antonio Celso de Souza. 


Durante a audiência, a equipe da Prefeitura, juntamente com o Secretário de Finanças, Luis Valdir Slompo de Lara, realizou diversas explanações das contas. Também esteve presente a secretária de saúde, Emanuelle Pinheiro, que assumiu recentemente a pasta e esteve repassando informações sobre a área da saúde 

Emiliano aproveitou a oportunidade para pedir à equipe da Prefeitura, os balancetes sintéticos e analíticos com antecedência para que a Comissão possa analisar e discutir melhor os índices, até porque há uma preocupação grande relacionada ao Portal de Transparência. “Muitas pessoas estão reclamando, pois há grande dificuldade de acesso, o sistema está quase sempre fora do ar, inclusive já encaminhamos diversos pedidos ao executivo pedindo melhoramentos e também ao Ministério Público, mostrando a ineficiência com provas anexadas do referido Portal”.

Valdir afirmou que, segundo a Elotech, que gere o Portal, o mesmo tem funcionado com tranquilidade, “tivemos um problema interno recentemente, porém, já foi solucionado”. Para Slompo, é de interesse da administração que o Portal seja acessado por todos, com facilidade, assim ganha-se tempo para desenvolver as demais atividades. “Essa fase de transição atrapalhou um pouco, mas não mudamos a empresa porque queríamos, alteramos pela qualidade da empresa atual”.

Antonio Celso de Souza afirma que realmente as pessoas estão com dificuldades de acessar o Portal, inclusive realizei um requerimento na última Sessão. O vereador também citou a importância de se fazerem maiores investimentos no setor agrícola, com aquisição de novos maquinários “pois os produtores rurais estão enfrentando muitas dificuldades com a má qualidade das estradas”. Outra questão abordada por Souza foi sobre o funcionalismo público, se há previsão de reajuste dos salários para este ano?

Valdir destacou que a administração está sim adquirindo novos maquinários, e atendendo o interior na medida do possível, mas segundo ele, as mudanças climáticas têm prejudicado muito, as fortes chuvas têm formado grandes atoleiros no meio rural. Mas garantiu que em 2013 foram investidos mais de R$ 2 mi no campo e em 2014, mais de R$ 3 mi. Sobre o funcionalismo público, o secretário afirmou que a dificuldade está relacionada ao famoso 35% e sobre o acordo que foi firmado. “É de nosso interesse reajustar os salários, até mesmo pela motivação dos nossos funcionários, mas precisamos cumprir o acordo, portanto, vamos repassar dentro das nossas possibilidades”.

Além dos questionamentos dos vereadores, membros do Observatório Social, também fizeram perguntas sobre os gastos da atual administração. Logo após a Secretária de Saúde, Emanuelle Pinheiro, realizou explanações da pasta. 
 
(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Irati)