Evento Nacional de Agroecologia será realizado em Irati-PR

Na tarde da última sexta-feira, 06, foi realizada uma reunião sobre a 14ª Jornada de Agroecologia do Paraná. O evento acontecerá entre os dias 24 e 27 de junho, no CT Willy Laars e no Parque Aquático.

Secom Prefeitura Municipal de Irati
A expectativa é de reunir mais de 4000 participantes, movimentando o município. O Prefeito de Irati, Odilon Burgath, ressalta a importância do evento, já que é de âmbito nacional. “Estaremos recebendo pessoas do Brasil inteiro, inclusive de outros países para participarem deste evento que lutamos muito para trazer a Irati. Será um grande momento para Irati e divulgaremos nossa cidade Brasil a fora para quem ainda não a conhece.”, diz Odilon.

Durante os quatro dias do encontro ocorrem conferências, oficinas, seminários, túnel do tempo que expõe os processos de lutas e organizações do povo camponês, além de varias outras atividades. José Maria Tardim é integrante da coordenação da jornada e fala das atividades que o evento disponibilizará aos participantes. “A jornada terá diversas atividades, dentre elas estão ações voltadas à agricultura e eventos culturais. Com todo o suporte que a prefeitura está dando, faremos um grande evento”, relata José Maria.

O Vice-Prefeito de Irati, Oscar Renato Berger fala da expectativa do evento, que promete entrar para a história da agricultura municipal. “Vai ser uma data histórica para nossa cidade e principalmente para os agricultores e agricultores familiares. Essa jornada será no Parque Aquático e no CT Willy Lars e terá uma programação bem extensa, por isso estamos nos preparando para atender bem a todos os participantes”, finaliza Renato.

 O que é a Jornada de Agroecologia?

No ano de 2002 na cidade de Ponta Grossa se estabeleceu uma ampla coalizão de Movimentos Sociais do Campo, Organizações da Agricultura Familiar e de assessoria dando início as Jornadas de Agroecologia, uma ação inédita e popular de caráter massivo, denúncia e contraponto ao agronegócio, estudo, socialização da prática e da experiência agroecológica e camponesa.
Realizadas ao longo de mais de uma década, as jornadas anuais passaram a representar a síntese do processo de construção da agroecologia e embate ao agronegócio, consolidando-se como uma escola popular e camponesa permanente, renovada ao longo de cada ano, atingindo seu auge nos quatro dias de encontro.
As Jornadas configuram-se como um espaço de estudo, mobilização e troca de experiências, de distribuição de sementes e alimentos, pautando o debate da importância do alimento saudável, da reforma agrária, da proteção do meio ambiente, da valorização da cultura camponesa, da viabilidade da produção familiar e ecológica.

Ainda que as Jornadas de Agroecologia tenham nascido e se mantenham realizadas em municípios do Paraná, elas atingem uma abrangência internacional em seus aspectos de participação e alcance político.


Secom Prefeitura Municipal de Irati