Dragagem do Rio das Antas, novo licenciamento

Na tarde da última quinta-feira, 05, o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, com base na legislação ambiental e demais normas pertinentes, expediu a autorização ambiental para Atividade de Dragagem do Rio das Antas e de seus principais afluentes para a Prefeitura Municipal de Irati. A partir do novo licenciamento em vigor as equipes da prefeitura se mobilizaram e deram reinício às obras objetivando aumentar a capacidade de contenção das águas do Rio das Antas.

Secom Prefeitura de Irati

Nesta etapa os trabalhos estão concentrados na região das proximidades do clube Samuara. O objetivo é realizar a Dragagem, avançando no perímetro urbano, em direção a Jusante do Rio das Antas, onde ainda existem muitos pontos críticos que necessitam de intervenção para melhorar o escoamento das águas.

 Em um ano realizando o trabalho de limpeza e desassoreamento no Rio das Antas, a Prefeitura cumpriu parte de dragagem de trechos mais vulneráveis à inundação, dando aumento da velocidade de escoamento de água no rio. Neste período, foi realizado o trabalho na região das Canisianas, e proximidades da BR-277, aumentando assim, a calha do rio.
A próxima etapa do serviço, nas áreas onde ocorreu a dragagem, será de plantio de árvores com espécies nativas nas margens do rio, deixando uma distância de pelo menos 5 metros das margens para futuras intervenções que se façam necessárias, pois o rio recebe muitos detritos que se acumulam, obstruindo-o, necessitando possíveis outras intervenções.
A dragagem é considerada é uma importante ação para garantir o escoamento da água, que pode amenizar possíveis alagamentos, a coordenadora municipal de defesa civil, Rozenilda Romaniw Bárbara, fala sobre a importância do serviço para o município. “A realização da dragagem em si só não nos garante total segurança de possíveis inundações, mas ela auxilia para que a água escoe mais rapidamente. Apesar da melhoria que ocorreu durante o período em que foi realizado o serviço, a população precisa ter cautela, quando da ocorrência de chuvas intensas, principalmente pelos moradores que residem nas áreas de atenção especial”, explica Rozenilda.

Secom Prefeitura de Irati