Municípios da região se preparam para o Carnaval

Arquivo/Hoje Centro Sul
Os preparativos para o Carnaval 2015 estão à todo vapor na região Centro Sul. Enquanto representantes do poder público organizam as atrações para a festa, foliões já começam a se organizar para montar blocos para os desfiles. Cada pessoa que gosta de Carnaval quer preparar a mais bonita  fantasia para curtir o Carnaval ao lado de amigos, parentes e da família. Neste ano, o Carnaval é comemorado dia 17 de fevereiro e vários municípios da região já estão preparando a festa.

Irati


Em Irati, a festa realizada pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A grande atração fica por conta da Banda Show, que animará os foliões durante os quatro dias de festa.
O evento acontece na rua Carlos Thoms, que no ano passado, reuniu mais de 11 mil foliões de toda a região. O carnaval iratiense contará com pintura facial para toda a criançada, barracas de comida e artesanato, desfile carnavalesco com a Bateria ‘Tobias Leandro’, desfile com carros enfeitados, Campeonato de Skate – Vivência Board Shop e dois shows de louvor com Carnaval Gospel e Cristão.
A secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Claudete Basen, conta quais são as expectativas para o Carnaval desse ano. “Quando decidimos reestruturar a festa em Irati, queríamos resgatar o carnaval de rua no município e esse objetivo foi alcançado logo na primeira edição. Em 2014, tivemos uma edição maravilhosa do carnaval que foi um sucesso, trazendo foliões de toda a região, como Rebouças, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Prudentópolis, Imbituva, Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória e Curitiba. O objetivo para esse ano é continuar essa grande festa em nossa cidade, tornando o Carnaval de Irati, cada vez mais, uma referência em todo estado”, ressalta.

As inscrições para o Corso Carnavalesco (carro mais criativo), Cordão Mais Numeroso, Bloco Mais Original e Concurso de Fantasias Adulto e Infantil podem ser feitas na Casa da Cultura até o dia 06 de fevereiro.

Inácio Martins

No município de Inácio Martins, o Departamento de Cultura já definiu a programação para a festa de Carnaval. Segundo o chefe do departamento de Cultura de Inácio Martins, Beto Silva, a festa promete ser animada. “Estamos organizando um carnaval divertido para toda a população de Inácio Martins. Ainda estamos no início dos preparativos, mas a festa será boa”, afirma.
A programação começa no sábado (14), às 20h, com as apresentações dos blocos carnavalescos. Até o momento, os blocos confirmados são ‘Os Vinagres’, ‘Os Vampiros do Litrão’ e ‘Pega por Baixo’. No sábado, haverá a escolha da melhor fantasia e do folião mais animado. A festa prossegue no domingo, com o carnaval para as crianças. O encerramento acontece na terça-feira (17/02), com as premiações dos vencedores dos concursos. O Carnaval em Inácio Martins será realizado na rua. Porém, Beto Silva ressalta que caso chova, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes Municipal.

São Mateus do Sul

Em São Mateus do Sul, a festa terá diversos atrativos. A Secretaria de Esporte e Turismo preparou uma programação especial para os dias de Carnaval. “É o terceiro ano consecutivo que organizamos a festa e, nesse ano, será muito animada. Optamos por realizar a festa no Parque Municipal de Exposições, porque podemos ficar até mais tarde lá. Se fosse na rua, teríamos que terminar a festa mais cedo, por conta do barulho”, informa a  equipe da Secretaria de Esporte e Turismo.
Para 2015, a festa conta com shows noturnos e matinês. O evento começa no sábado (14), às 21:30h e vai até às 4:30h. No domingo e na terça-feira, o Carnaval de São Mateus do Sul ainda conta com uma matinê, que inicia às 15:30h e vai até às 19h. O encerramento é na terça-feira (17).

Rio Azul e Teixeira Soares

Em Rio Azul, após uma reunião com os responsáveis, o município decidiu que não irá realizar a festa de carnaval. O mesmo acontece em Teixeira Soares, que optou por não realizar nenhuma comemoração em alusão ao Carnaval.

Kyene Becker/Hoje Centro Sul