Destino: Descanso e tranquilidade nas férias de verão na praia

Sol, sombra e água fresca. Esse foi o destino escolhido por centenas de pessoas, que optaram por deixar o agito da cidade e enfrentar uma temporada de descanso na praia. Afinal, nada melhor do que começar o ano com as energias renovadas. A equipe do Jornal Hoje Centro Sul conversou com moradores de Irati que aproveitaram as férias e o calor para curtirem a praia.


Foto: Amanda Lamara Demétrio Santos
 O que fazer na praia?

Há pessoas que preferem o repouso absoluto no período de recesso na praia, não abrindo mão da água de coco na beira do mar durante as tardes ensolaradas, embaixo do guarda-sol. Nossos entrevistados, por outro lado, aproveitaram o passeio de formas diferentes e também divertidas.

A bicicleta, por exemplo, foi a companheira de Fabiano Carneiro de Oliveira, gerente industrial, e de sua esposa. Eles aproveitaram a estadia com a família na Praia do Gravata, em Navegantes/SC, para pedalar em novos lugares. “Nada melhor do que fazer um passeio tendo o mar como parceiro por vários quilômetros, descobrindo paisagens maravilhosas que guardaremos para sempre, pois são momentos únicos, nos quais podemos parar e apreciar a criação de Deus”, ressalta Fabiano. Além disso, o gerente industrial também conta que os momentos de descanso na praia serviram para unir ainda mais a família.

Diversão foi o que também não faltou nas férias familiares de Liliane Teixeira, dona de uma rede de clínicas odontológicas na região. Ela e a família viajaram para Itapema, litoral de Santa Catarina. “Nós visitamos outras praias e passeamos bastante. Uma coisa que foi bem legal nessa viagem foi o nosso passeio até o Beto Carrero World, fomos com toda a família e foi bem divertido. Somos o tipo de pessoas que quando vão para a praia, vão preparados. Levamos prancha, barraca, etc. Nos dias de chuva, por exemplo, fizemos vários jogos com baralho. Essa foi uma das férias que mais aproveitamos”, diz.

Fabiano e a esposa aproveitaram a praia para pedalar
Já estudante de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Amanda Lamara Demétrio Santos, aproveita as férias universitárias no litoral paulista, em São Sebastião/SP. Ela, que respondeu a entrevista na praia, quis conhecer, entre outras coisas, a cultura da cidade. “Costumo acordar cedo e procurar uma praia nova pra conhecer, caso contrário, acordo cedo, vou pra praia mais próxima e fico por lá. Costumo também frequentar os bares da cidade e conhecer um pouco da cultura local: música, culinária, Secretaria de Cultura etc. O que mais gostei de fazer foi descobrir como as pessoas que residem na praia vivem e levam seu cotidiano. O mais rico de se conhecer um lugar, além das lindas paisagens, sem dúvida, é conhecer as pessoas e seus hábitos, as pessoas que moram aqui são realmente incríveis”, destaca.

Interação com a família

A viagem para praia é uma tradição antiga em muitas famílias. A busca por momentos familiares, longe da interferência dos problemas do dia a dia, é um dos motivos pelos quais várias pessoas optam pela viagem à praia. “Na verdade, meio que já se tornou uma tradição. Passamos o Natal em Irati e a virada do ano na praia, pois reunimos a família e alguns amigos para aproveitar alguns dias de folga. Fazemos muitos programas, entre eles, vamos à praia com os nossos filhos e sempre fazemos algo em casa, para interagir com o restante da família. Nada melhor do que aproveitar o calor dessa época do ano na praia, se refrescando com uma boa água de coco e o mar”, afirma o gerente industrial, Fabiano Carneiro de Oliveira.

A estudante Amanda conta que rever a família foi um dos motivos pelos quais visitou o litoral paulista nesse verão. “Nós já passamos o ano todo longe da nossa família, então, decidi vir à praia, especialmente, pra ter um momento com a minha família, mas também porque é verão e dificilmente a gente consegue aproveitar essa época no espaço urbano. Estou de férias da universidade e o fato dos meus tios morarem na praia foi uma grande oportunidade que eu não poderia descartar e recusar o convite”, diz.

Já a empresária Liliane destaca que sua família espera ansiosamente a chegada de dezembro. “Nós gostamos muito de viajar. Então, sempre que possível, reunimos a família e viajamos. Quando o final do ano se aproxima, todos contam os dias para chegar dezembro e viajarmos para a praia. Acho importante passar um tempo com a família nas férias, pois às vezes, na correria do dia a dia, o contato diminui. E no calor, nada melhor do que praia”, completa.

Problemas para trás

Além de proporcionar novas opções de lazer e distância de muitos problemas do dia a dia, a viagem à praia também  serve para "carregar as energias". Para Fabiano Carneiro de Oliveira, as férias na beira do mar podem relaxar, desde que os problemas fiquem distantes. “O simples fato de você sair da sua rotina de viajar na companhia da família, vendo pessoas e lugares que habitualmente você não esta acostumado, é muito bom, pois lhe dá uma sensação de satisfação. Porém, você tem que ir despreocupado, deixando para trás, nem que seja por alguns dias, os problemas que fazem parte da sua rotina, pois, certamente, eles estarão lá te esperando quando você voltar. Então, dê um tempo para eles e para você. Não podemos ter pressa de chegar e nem de voltar, temos que aproveitar cada instante sem se estressar com o trânsito ou filas, pois tudo isso faz parte das férias, afinal de contas, assim como você, muitas outras pessoas têm o mesmo destino e têm o mesmo objetivo que o seu: descanso e tranquilidade”, afirma.

Liliane Teixeira destaca que conseguiu aproveitar o descanso nesse verão. “Eu acho que dá pra desligar da rotina, principalmente, porque nós acordamos cedo e passamos o dia todo na praia. Nesse verão, nós desligamos de tudo quando fomos para a praia, pois deixamos tudo pronto antes de ir. Lá, eu não liguei nem o celular”.

Liliane e a família passaram as férias em Itapema/SC
A estudante Amanda Lamara Demétrio Santos ressalta que, além do descanso, o clima litorâneo também ajuda a recarregar as energias para enfrentar a rotina novamente. “A praia com certeza proporciona isso, especialmente, em uma época que o necessário mesmo é se preparar pra um ano que está vindo novinho. Recarregamos a bateria não apenas pra estudar e trabalhar, mas até mesmo pra interagir com as pessoas, relacionar-se com o mundo. Não esquecemos os problemas da cidade, mas ficamos mais forte para enfrentá-los. Geralmente, vou uma vez por ano para a praia, mas estou começando a achar que preciso vir mais”, finaliza.

Kyene Becker/ Hoje Centro Sul