![]() |
Assessoria PMI |
A comunidade rural Pinho de Baixo é conhecida pela forte agricultura, principalmente pela produção de cebola. O produtor rural José Airton Cosmos planta cebola há aproximadamente 40 anos e conta que a safra de cada ano sofre grande variação e depende de vários fatores. “Já cheguei a plantar 100 hectares por safra, atualmente planto 20 hectares, e isto varia muito de ano para ano. Damos uma sondada na tendência de mercado, e também no clima, então existem fatores que decidem se será uma boa safra ou não”, relata José Airton.
Outro produtor de cebola do Pinho de Baixo, Gilberto Laroca, conta que nesta safra plantou cerca de 16 hectares, finalizando a colheita em meados de dezembro e está com as cebolas armazenadas, prontas para a venda. Gilberto produz cebola há mais de 15 anos e faz todo o trabalho de forma manual.
“Experimentei fazer com máquina, mas é preciso a adequação de vários fatores, como a preparação do solo e fazer o plantio projetado para colher desta maneira. Porém, a tendência é que o uso das máquinas seja predominante em nossa área e a sua utilização seja mais frequente”, finaliza Gilberto.
Assessoria PMI