Secretaria de Saúde intensifica ações para combate à dengue

Nesta primeira semana de dezembro está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de endemia, a Semana de Intensificação das Ações do Combate à Dengue, com várias atividades que alertam sobre os perigos da doença.

Secom Prefeitura de Irati
Na manhã desta terça-feira, 02, foi realizado um desfile com os Mosquitos da Dengue, que foram transportados em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros, passando pelas principais ruas da cidade, alertando a população sobre a presença do mosquito no nosso dia a dia.

Além disso, a equipe de endemia está realizando palestras em todas as Escolas Municipais alertando as crianças sobre os riscos causados pelo mosquito transmissor da doença. A Secretaria Municipal de Saúde orienta toda a população para que fique atenta aos sintomas da doença e que elimine todos os focos do mosquito em suas residências. O Aedes Aegypti se reproduz em qualquer ambiente com água parada, por isso, a atenção da população é fundamental para eliminar os focos do Aedes Aegypti.
Outra ação, que está sendo realizada neste período é a barraca montada na Rua Dr. Munhoz da Rocha, com agentes de endemia que estão orientando para a população sobre as ações necessárias para evitar a proliferação do agente transmissor da doença.

No dia 6 de dezembro, às 9h, a equipe de endemia estará no Parque Aquático, durante a 36° Festa do Pêssego, juntamente com o Prefeito Municipal de Irati Odilon Burgath, premiando uma criança de cada Escola Municipal que melhor coloriu desenho sobre o mosquito da dengue, fornecido pela Secretaria de Saúde.
Os cuidados com a dengue devem ser tomados durante o ano todo, apesar do mosquito ter maior facilidade de reprodução em temperaturas elevadas. As ações preventivas contra o agente transmissor, devem ser tomadas por todos em parceria da população, com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde. “Nós precisamos trabalhar em parceria e pedimos a ajuda de todos. Precisamos principalmente do apoio da comunidade iratiense. É importante que todos exerçam seu papel quanto a prevenção de possíveis focos, que facilitam a procriação do mosquito. Eliminando estes das residências, lotes e imóveis, acabamos com a possibilidade de propagação da doença”, conclui o Secretário Municipal de Saúde, Anderson Sprada


Secom Prefeitura de Irati