São Mateus do Sul: Ações realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura

 ● Projeto de calcário: em execução, com 580 agricultores familiares atendidos.

● Projeto de acessibilidade nas áreas de produção agrícola e moradias rurais: com 480 famílias atendidas com serviços de máquinas e transporte de pedras, conforme cadastro realizado. (Direito universal de ir e vir).

● Elaboração do Programa Porteira Dentro (Lei Municipal N.º 2278/2013): inicio da execução previsto para o primeiro trimestre de 2015, desenvolvimento da ferramenta da execução georeferenciada.

● Demarcação de 1265 matrizes de erva-mate em 108 unidades de conservação genética, para o banco do mate, criação do banco ativo de germoplasma com 600 indivíduos. Participação na criação do núcleo setorial da erva mate, transferência do banco físico para este núcleo.

● Centro de Produção: ao longo de 2014 foram produzidas 12.000 mudas de erva-mate; produção de 60.000 mudas de árvores nativas, produzidas em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) através do programa Mata Ciliar e repassado aos produtores do município; além da produção de aproximadamente 25.000 mudas de árvores exóticas.

● Apoio a Casa Familiar Rural: com projeto de pesquisa em arroz irrigado orgânico e seleção massal de sementes crioulas.

● Serviço de Inspeção Municipal (SIM): foram realizadas aproximadamente 62 visitas técnicas de fiscalização.

● Programa de recebimento de embalagens de agrotóxico tríplices lavadas em parceria com a Acordevali: com total de 38.551 embalagens recolhidas e 493 produtores envolvidos e para o ano de 2014 a coleta será realizada em outubro.

● Programa de Inseminação Artificial (PIA): foram realizadas 783 inseminações artificiais entre janeiro de 2014 a 08 de dezembro de 2014.

● Execução de arborização urbana: Podas de condução, podas de regeneração vegetativa natural e plantio de novas espécies de porte baixo nos passeios públicos.
● Atendimentos clínicos Veterinários aos produtores rurais do Município de São Mateus do Sul.

Antônio Gilberto Volochen
Secretário Municipal de Agricultura