São Mateus do Sul: Ações realizadas pela Secretaria de Indústria e Comércio

Programa Cidade Empreendedora

Objetivo: Potencializar a implementação e institucionalização da Lei Geral  nos municípios visando à melhoria do ambiente de negócios para as micros e pequenas empresas contribuindo para a geração de emprego e renda.

Programa Fomento Paraná
Benefícios do Programa Cidade Empreendedora: fortalecimento das MPEs; estímulo ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda e à formalização de empresas; contribuição para a melhoria e o aumento dos serviços públicos para MPEs; aumento da arrecadação municipal, sem aumento da carga tributária; parcerias com setores públicos e privados que permitam complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos; visibilidade das práticas municipais de apoio às MPEs; melhoria e aumento dos serviços públicos para MPEs; implantação de um Sistema de Gestão – Sigeor Parceiros.

Trabalhos realizados sob a orientação da consultora do Sebrae Eugenia Juscycyn.
25 de fevereiro de 2014: A secretária através da agente de Desenvolvimento Danieli Franco De Lima visita a Sala do Empreendedor em Ponta Grossa, o objetivo da Sala do Empreendedor é uma forma que as pessoas que pretendem formalizar o próprio negócio têm para concretizar um comércio.
14 de março de 2014: O Programa com intuito de incentivar o comércio local a participarem das licitações da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul e região realizou curso sobre Licitações Públicas, mais especificamente sobre a modalidade Pregão.
19 de março de 2014: Assinado o contrato com o Programa Crescer da Caixa Econômica, que tem como publico alvo, empreendedores formais e informais, os benefícios é ter um atendimento personalizado.

09 e 10 abril de 2014: Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento
16 de maio de 2014: O comitê gestor reuniu na Secretaria da Educação e Cultura sob a coordenação da orientadora Eugenia Juscycyn e a coordenadora do Programa Educação Empreendedora Márcia Beatriz que apresentou o programa Educação Empreendedora e citou que foram quatro municípios a ser contemplado com o programa e São Mateus do Sul está entre eles.
Outros
11 de fevereiro a 30 de julho de 2014: Reuniões com grupo de empresários para sugestões de alterações do Plano Diretor.

22 de abril de 2014: Através das Secretarias do Meio Ambiente e Indústria e Comercio realizou reunião com geradores de Pneus que teve como pauta principal a sua correta destinação.
07 de maio de 2014: Através das Secretarias Municipais de Finanças, Indústria e Comércio e Agricultura, realizaram reunião com o Coordenador Estadual do FPM, Sr. Francisco de Assis Inocêncio e o Delegado Regional da Receita Estadual Sr. Luiz Carlos Luchesi Ribas, para tratar de assuntos relativos às Declarações Fisco Contábeis (DFCS) e do impacto nas receitas municipais, bem como sobre a composição do índice de participação do município no FPM estadual e retorno do ICMS ao nosso município.

22 de julho de 2014: Assinatura das escrituras para doação de terrenos para instalação de sete empresas na área do Parque Industrial do Município.
Setembro: realização do Expomate, baile da Erva Mate, e  do aniversário da cidade realizado em de 19 a 21 de setembro 2014, em conjunto com as demais secretarias municipais e entidades parceiras como A Associação Comercial e CDL.

Demais atividades

- Início de construção da unidade da empresa Masil na área industrial, empresa que recebeu o terreno do município e tem previsão inicio de operação em janeiro de 2015.

- Atividades de limpeza do terreno e terraplanagem dos demais empreendedores beneficiados.
- Contratação pela Administração municipal junto a Copel, do projeto de adequação e fornecimento de energia elétrica de baixa e alta tensão e rede de iluminação publica na área industrial.
- Entrega do projeto de pavimentação da rua João Betega que liga o parque industrial e contatos com possíveis parceiros e financiadores do projeto.
- Participação de reuniões junto com o Prefeito Municipal na Compagas e Secretário de Governo do Estado para tratar sobre o projeto do gasoduto que ligando Araucária a São Mateus do Sul, visando a disponibilização desta importante fonte de energia como atração de novas industrias para a cidade.
15 de Dezembro - Aprovação pela câmara de vereadores e sansão pelo Sr. Prefeito Municipal de cinco projetos de lei de doação de imóveis para novos investimentos industriais e com este ato consolida a utilização dos lotes vagos no loteamento industrial.

Para janeiro de 2015 está previsto a inauguração da Sala do Empreendedor: O local ofertará um atendimento completo para levar informação sobre formalização, abertura de empresas, encaminhamento ao crédito, orientação e outros serviços de maneira facilitada. A inauguração da sala integra as ações do programa Cidade Empreendedora, que ocorre através de parceria entre a Prefeitura de São Mateus do Sul (através da Secretaria de Indústria, Comércio e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O programa funciona desde o ano passado com o objetivo de colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Sala do Empreendedor fica localizada na Rua Ulisses Faria 1011, com atendimento do agente de Desenvolvimento Local Danieli Franco de Lima.


Programa Fomento Paraná

20 de maio de 2014: Curso de Capacitação e Consultoria a micro, pequeno, médio e informais empreendedores através do Programa Bom Negócio Paraná. Tem como objetivo fortalecer as atividades empreendedoras no município, induzindo a geração de emprego e renda, estimulando o cooperativismo e o associativismo, e a formalização de empresas por meio do Empreendedor. Foram trabalhados cinco módulos: Gestão de Negócios, Comercial, Financeira, Pessoas, Estratégica. Tem a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade, fomentando a sustentabilidade econômica das comunidades através do apoio à micro e pequenos empreendedores.
02 de julho de 2014: Exposições de produtos e serviços dos empreendedores concluintes da capacitação empresarial.

18 e 19 de julho de 2014: Encontro dos Agentes de Créditos em Curitiba.
25 de julho de 2014: Entrega de Certificados aos concluintes do curso.

Renato Américo Possebon
Secretário Municipal de Indústria e Comércio