Política em questão

 Mais de R$ 500 mil em equipamentos

As unidades básicas de saúde de Irati receberam equipamentos novos nos últimos meses. No dia 27 de novembro ocorreu a última entrega  de computadores, autoclaves, macas, mesas, armários, cadeiras, eletrocardiógrafos, desfibriladores, carrinhos de emergências, laringoscópios, dentre outros equipamentos. Ao todo, foram licitados pelo Município de Irati 553 itens, através do investimento de R$ 581.897,75, com recursos do Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Saúde. O prefeito Odilon Burgath (PT) considera que "é um projeto histórico para a saúde de Irati, tanto em quantidade, quanto em valor".

Incentivo ao esporte

Neste dia 01, a Casa de Leis de Irati se transformou em Casa dos Desportistas de Irati. Atletas e técnicos das premiadas equipes de voleibol e de basquetebol foram homenageados pelos vereadores e receberam Moção de Aplausos pelas conquistas recentes. A importância do esporte e a necessidade de ampliação de  investimentos para incentivar a prática esportiva foram a tônica dos discursos dos edis.

Debate sobre Economia Solidária

A promoção da Economia Solidária na região e no estado foram discutidos pelos integrantes da Rede de Educação Popular do Paraná durante reunião em Mallet. Representantes dos municípios de Mallet, Irati, Curitiba, Piraquara, Mandirituba, Ponta Grossa e Candói participaram do evento. Também integram a Rede: Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Pitanga e Boa Ventura de São Roque.

Redução do trabalho infantil no Paraná

Na segunda-feira (01), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresentou, em Curitiba, um diagnóstico sobre o trabalho infantil no sul do país. O Paraná reduziu em 42% o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil entre 2008 e 2013.
De acordo com o levantamento, em 2008 havia no Paraná 239.255 crianças e adolescentes, com idades de cinco a 17 anos, trabalhando. Este número caiu para 138.546, cinco anos depois. O balanço não inclui situações de aprendizado para adolescentes de 14 e 15 anos e nem o trabalho com carteira assinada e, também, de aprendizado para meninos e meninas de 16 e 17 anos.

Ministério Público de Contas paranaense lança revista digital

Recentemente, o Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná lançou sua revista digital. Com periodicidade semestral, a publicação está disponível no site da instituição e tem o objetivo de  integrar e promover o desenvolvimento de ações e estudos no âmbito do controle da administração pública, sob o múltiplo enfoque da missão constitucional que é deferida ao Ministério Público brasileiro.

Por Letícia Torres