Monitoramento combate a caça e a pesca na Floresta Nacional de Irati (Flona)

No início do segundo semestre de 2014, a equipe do ICMBio – Floresta Nacional de Irati (Flona) iniciou um trabalho de monitoramento e combate à caça e pesca dentro da Unidade, baseado no uso de armadilhas fotográficas. Esse aparelho é acionado pelo movimento de objetos próximos e tira fotografias de boa resolução, que permitem identificar as pessoas fotografadas.


ICMBio
 O trabalho teve início com apenas uma armadilha, a qual foi doada por um vizinho da Unidade e, quando os técnicos do ICMBio perceberam  o potencial do equipamento, solicitaram ao ICMBio a aquisição de mais unidades. Isso foi feito em duas etapas, e agora há 45 máquinas fotográficas distribuídas em toda a área da Floresta Nacional de Irati. Parte dessas máquinas dispõe de mecanismo que utiliza um chip de celular, e envia as fotos tiradas para o e-mail dos técnicos em tempo real. Como existem áreas no ICMBio onde há cobertura de operadoras de telefonia móvel, é possível utilizar esse equipamento, o qual tem a vantagem de ter suas imagens imediatamente salvas em local seguro.

ICMBio

A caça e a pesca em unidades de conservação são crimes previstos na Lei 9.605/98, e as pessoas identificadas através das fotografias praticando esses delitos já estão sendo autuadas e processadas pela Polícia Federal. Também foram identificadas diversas pessoas que entraram na Floresta Nacional de Irati sem a devida autorização, e tem sido feito junto a elas um trabalho de orientação sobre as normas de uso da Unidade.



Redação e ICMBio